De camisola e pantufa, mulheres fazem alerta sobre o câncer de ovário

Campanha Vencer com Autoestima, do Instituto Lado a Lado, promove iniciativas para chamar atenção sobre a importância de conhecer a doença para salvar vidas

O câncer de ovário é o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado – e o que tem menor chance de cura, porque costuma ser descoberto em estágio avançado. Por isso, conhecer os sintomas pode salvar vidas.

Com objetivo de alertar as mulheres da importância de ter informação sobre esse câncer, o Instituto Lado a Lado pela Vida aproveita o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário, 8 de maio, para chamar atenção para o tema.

Mulheres vestidas de camisola com a representação do útero e ovários e de pantufas vão desfilar pela Avenida Paulista, por volta de meio-dia, entregando folhetos informativos e divulgando dados sobre o câncer de ovário. A ação faz parte da campanha Vencer com Autoestima.

“Precisamos olhar para a saúde da mulher como um todo. Cuidar, prevenir e tratar dos tumores ginecológicos: ovário, mama e útero”, destaca a presidente do Instituto, Marlene Oliveira.

Antes dessa atividade em pleno coração de São Paulo, será promovido um workshop no L’Hotel Porto Bay, reunindo médicos, representantes de hospitais, profissionais de saúde e pacientes para conversar sobre o tema. O evento promoverá debate sobre o panorama do câncer de ovário no Brasil e no mundo, novidades no tratamento, aconselhamento genético e a preparação do ginecologista para atender paciente com suspeita da doença. Tem a coordenação da oncologista Graziela Zibetti Dal Molin, do Comitê Científico do Instituto.

“Conheça os sintomas do câncer de ovário. O diagnóstico precoce pode salvar sua vida”, alerta dra. Graziela.

O Instituto Lado a Lado pela Vida vai disponibilizar em seu site, para download gratuito, uma cartilha com informações sobre cuidados, prevenção e tratamento dos tumores ginecológicos (ovário, mama e útero).

Dados do câncer de ovário

Embora pouco frequente, o câncer de ovário tem grande taxa de mortalidade, especialmente por ser diagnosticado tardiamente. Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 3/4 dos cânceres de ovário são diagnosticados em estágio avançado.

Estima-se que sejam diagnosticadas anualmente quase 250 mil mulheres no mundo com câncer de ovário, que é responsável por 140 mil mortes por ano. Segundo as estatísticas, apenas 45% das mulheres com esse tumor têm chance de sobreviver por cinco anos – no caso do câncer de mama, esse índice é de 89%. No Brasil, surgem em média 6 mil novos casos por ano.

Vencer com Autoestima

Iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, Vencer com Autoestima é uma campanha aliada da mulher em tratamento e na prevenção do câncer de mama, ovário e útero. A iniciativa soma 8 edições promovendo o autocuidado, autoestima e mais qualidade de vida entre as mulheres, gerando informação de qualidade sobre os principais tumores femininos e colocando em debate o mapeamento genético, um tema revolucionário no tratamento do câncer. O objetivo é que a paciente com câncer restabeleça uma relação positiva com o próprio corpo e as emoções e que a mulher perceba a importância da prevenção e da detecção precoce de tumores.

Programação do Workshop no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Ovário

8 de maio de 2017 – 8h30 – 12h00
L’Hotel Porto Bay – Alameda Campi-nas, 266 – Jardim Paulista, São Paulo
Horários
08:30 – 09:00 – Welcome Coffee
09:00 – 09:20 – Panorama do câncer de ovário no Brasil e no mundo e as principais novidades no tratamento oncológico – Graziela Zibetti Dal Molin
09:20 – 09:40 – Aconselhamento genético no câncer de ovário e as dificuldades encontradas em nosso país
09:40 – 10:00 – O ginecologista está preparado para atender uma paciente com suspeita de câncer de ovário?
10:00 – 10:30 – Painel: Pacientes em tratamento do Câncer de Ovário
10:30 – 11:30 – Debate

Pós esta programação as mulheres vestidas de camisolas e pantufas sairão do Hotel e subirão a Paulista para divulgação da Campanha. Elas farão um pitstop em frente Shopping Top Center distribuindo folhetos informativos da Campanha.