O culto a Sara mostra que ela não é uma lenda.
A pergunta sobre a origem de Sara continuará a existir. Porém, para os ciganos, por quem é venerada como intercessora em todos os seus assuntos e necessidades, ela é real, completamente real. Ela representa a força misteriosa que os envolve. É a mãe com o poder gerador da vida, protegida pelas infinitas capas que cobrem sua imagem.
Mãe, cúmplice, amiga, mulher, tudo isso é Sara para o povo cigano. E esta energia, contida na figura da imagem da santa, é revertida àqueles que a visitam.
O culto a Santa Sara é um mistério e pode ter sido trazido para Camargue, cidade no sul da França onde está seu templo, durante uma das invasões na história. Tudo são suposições, hipóteses e mistérios.
A verdade é que Santa Sara faz emergir daqueles que a cultuam uma força criativa e geradora de ações representadas das no que os ciganos mais possuem: sua espontaneidade, vibração enfática, energia, compreensão dos seus mitos e mistérios, e ao mesmo tempo, sua natureza mais oculta.
A Comemoração de Sara Kali acontece nos dias 24 e 25 de maio, quando a cidade de Saint Maries de La Mer, recebe ciganos e devotos espalhados pelo mundo, para homenageá-la.
Santa Sara é considerada pela Igreja Católica como santa de culto local e nunca passou pelo processo de canonização. Está ligada as tradições cristãs da idade média e ao culto das madonas negras.
Saiba mais sobre a santa no livro Santa Sara e o Sagrado Feminino – Tina Simão – Editora Alfabeto.
Participe conosco das comemorações de Santa Sara – dia 25/5 as 15 h no LUZ INTERIOR – terapias complementares.
Mais informações e reservas:
4238-8619 – tinasimao@gmail.com