Os prefeitos do ABC decidiram em reunião mensal do Consórcio Intermunicipal que vão encaminhar ofício ao Governo do Estado apresentando uma alternativa à Linha 18-Bronze do Metrô, com o objetivo de viabilizar uma nova ligação da região à capital paulista.
No oficio os prefeitos alegam que a retração econômica em que passa o país, está afetando diretamente a população do ABC que já espera há muito tempo o início das obras do VLT – ABC, e parece que não sairá do papel.
Uma das propostas do Consórcio, é a de que o projeto poderia ser modificado para a implantação de um BRT (Transporte Rápido por Ônibus, na sigla em inglês), com elevações para que a linha não sofra interrupções dos semáforos no meio do caminho.
“O BRT aumentaria em sete minutos o percurso da viagem origem-destino em relação ao projeto original. O corredor seria o mesmo, unindo São Bernardo, Santo André e São Caetano à capital”, explicou.
Em reunião com o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, representante do governo estadual no Consórcio, os prefeitos irão aguardar a resposta sobre a possibilidade de alteração do projeto até o final do prazo do atual aditamento, que se encerra em novembro.