Reunião de Orlando Morando com representantes da EMAE

Emae e Prefeitura de SBC avançam diálogo por melhorias na balsa

Além do estudo de viabilidade de instalação de uma segunda plataforma, encontro marcou discussão sobre fiscalização de áreas ocupadas

Representantes da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e a Prefeitura de São Bernardo voltaram a articular uma solução para o acesso de veículos e passageiros à balsa João Basso, no bairro Riacho Grande, que liga a região do bairro Tatetos, pela Represa Billings. O diálogo com a empresa foi reaberto em reunião realizada na sede da Emae, na Capital, entre o presidente da concessionária, Luiz Carlos Chiocchi, o prefeito Orlando Morando e secretários da Administração.

Além do estudo de viabilidade de instalação de uma segunda balsa, não cabeada – mais moderna e prática, os participantes do encontro também discutiram a validação de um convênio para compartilhamento da fiscalização das ocupações no entorno da represa Billings, áreas em sua maioria pertencentes à Emae, a fim de evitar que a instalação da nova balsa se torne novo vetor ocupacional na região.

“Ficou definido que o pessoal da ETC (Empresa de Transporte Coletivo) e o responsável pela operação da balsa realizarão uma visita nas balsas que circulam em outras regiões e que se mostraram eficientes. É uma oportunidade de instalar um mecanismo mais eficiente e diminuir a fila, devolvendo mais conforto para a população”, informou o prefeito, após a reunião. A agenda também foi acompanhada por titulares de pastas estratégicas, como Gestão Ambiental (Mario de Abreu), Habitação (João Abukater), Assuntos Jurídicos e Cidadania (Carlos Roberto Maciel), além do presidente da ETC, Ademir Silvestre.

A proposta é que os custos da operação de fiscalização sejam assumidos pela concessionária estadual. O estudo sobre o convênio com a Emae ficará a cargo da pasta de Gestão Ambiental.