A paranaense Go Epik foi a vencedora (Foto: Isis Moretti/Liberdade de Ideias)

Evento potencializa ecossistema empreendedor entre Brasil e Portugal

Startup Award Brasil aconteceu na última segunda-feira (26) no Instituto de Tecnologia Mauá, em São Caetano

Uma noite de muito conhecimento e a abertura de um caminho cheio de oportunidades promissoras para o bom empreendedorismo. No último dia 26 foi realizada a primeira edição do Startup Award Brasil – um evento organizado pelo ITESCS – Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul – e a Atlantic Hub. O objetivo deste encontro foi potencializar o empreendedorismo entre Portugal e Brasil, e gerar oportunidades às empresas brasileiras no mercado europeu.

Durante o processo seletivo, mais de 100 startups se inscreveram, mas apenas 20 concorreram ao passaporte para o Web Summit – um dos maiores eventos de startups do mundo, realizado anualmente em Portugal. Uma análise criteriosa de cada projeto verificou o potencial da startup para internacionalização, escalabilidade e faturamento.

Subiram ao palco do IMT – Instituto de Tecnologia Mauá – startups de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Todas fizeram um pitch de quatro minutos para apresentar suas soluções e potencial de sucesso (com mais quatro minutos para perguntas e respostas). A vencedora foi a paranaense Go Epik, que oferece redução do tempo de parada de maquinário (redução de custos) e eliminação de perda por CO na indústria.

Os representantes de Portugal que aqui estiveram, o CEO da GMV Portugal, Bartolomeu Costa Cabral, e o CEO & Co-Founder da Atlantic Hub, Eduardo Migliorelli, afirmaram não existir dúvidas que, de fato, houve uma potencialização do ecossistema empreendedor entre Portugal e Brasil. Dados os resultados e potencial brasileiro, o Startup Award Brasil está em negociação para que tenha continuidade em 2018. Então, para os empreendedores que sonham em escalar suas startups mundialmente, deverão trabalhar para apresentar ideias inovadoras e que causem impacto nos jurados.