17ª edição do evento movimentará a Vila inglesa de Santo André nos finais de semana dos dias 22, 23, 29 e 30 de julho
Mais de 70 atrações musicais, espalhadas por diversos pontos, compõem a nova cara do XVII Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP), que acontece nos dias 22, 23, 29 e 30 de julho. Além de muita música permeando toda a Vila, a programação traz ainda 25 oficinas, 17 intervenções de artes cênicas, mostra de audiovisual, feiras de artesanato e antiguidades, dança, circo e mostra fotográfica, contação de história e muito mais. A programação completa está disponível no site santoandre.sp.gov.br/fip, criado especialmente para o evento.
A programação acontecerá simultaneamente em 19 locais, entre eles a Biblioteca de Paranapiacaba, a Casa Fox, o Clube União Lyra Serrano e a Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba. “Este ano estamos realizando um festival com um novo conceito, que é de trazer várias atrações de porte menor, mas priorizando os artistas da cidade e da região, e com isso também valorizar a Vila. A ideia é fazer com que as pessoas visitem Paranapiacaba e conheçam o local, possam se divertir, comer, aproveitar a natureza e ainda apreciar cultura de qualidade”, destacou o prefeito Paulo Serra, durante o lançamento do XVII FIP.
Segundo o prefeito, mais da metade das atrações musicais do festival é da região. “Temos trabalhado para resgatar os símbolos da cidade, como a Sabina Escola Parque do Conhecimento, o Parque do Pedroso e o Paço Municipal. Paranapiacaba também é um símbolo que queremos resgatar e por isso vamos realizar este festival totalmente voltado para a valorização da Vila e ainda com um custo baixo. A lógica é fazer mais com menos”, acrescentou. Nesta edição, serão investidos R$ 200 mil em atrações e R$ 150 mil em infraestrutura. A abertura oficial acontecerá em 22 de julho(sábado), às 10h.
Estrutura
A organização do evento espera que cerca de 10 mil pessoas por dia visitem o Festival e passeiem por Paranapiacaba. Para atender a esse público, haverá estacionamento com três mil vagas disponíveis, graças a uma parceria com a empresa Cesari, que fica próxima à Vila. Quem for de carro, poderá estacionar no local e será levado de ônibus até o acesso à parte baixa da Vila, onde acontece o Festival. O valor do estacionamento ainda será definido.
Para quem quer passar a noite em Paranapiacaba, a Vila conta com 9 pousadas, em um total de 200 leitos. A Vila conta ainda com 26 restaurantes e grande variedade de lanches e refeições, incluindo cervejas artesanais, queijo e vinho.