A operação da linha Expresso Mauá Jardim Hélida, que atenderá aos bairros Jardim Luzitano e Hélida e garantirá uma economia de até 20 minutos aos passageiros.
A linha do Hélida é um dos trajetos mais longos da cidade. A viagem, que dura em média 70 minutos, cai para 50 minutos nos horários de pico pela linha expressa. O Hélida é também um dos trajetos com maior público. São 70 mil passageiros/mês.
Moradora do local há cinco anos, Danielle Souza, 31 anos, aprovou o trajeto. Ela voltava do médico com o filho Lucas, de dois anos, e esperou menos de dez minutos até a chegada do ônibus expresso. “Tenho mais opções para esperar menos no ponto de ônibus. Posso usar qualquer uma das linhas. A linha expressa ajuda também porque criança fica inquieta se demora muito e essa é bem mais rápida. Vinte minutos a menos no ônibus faz muita diferença”, diz ela.
A linha expressa foi pensada para que faça paradas estratégicas, nos pontos dentro do bairro e em apenas quatro paradas na Avenida Barão de Mauá em locais como parques, supermercados e serviços. Ou seja: onde há maior procura ou aglomeração de pessoas. Os veículos operam de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, com wi-fi e tomadas para celular.
Essa é a quarta linha expressa colocada em atividade neste ano, das 10 linhas idealizadas que garantirão mais velocidade na locomoção dos trabalhadores da cidade.
Já estão em funcionamento as linhas Zaíra-Centro (080), que sai do terminal Zaíra e só para no Terminal Central; Vila Assis-Sertãozinho – Vila Carlina (021); Guapituba – Primavera-Vila Mercedes (040).
Os expressos circulam de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, horário de maior circulação. As linhas expressas 080, 021 e 113 saem dos mesmos pontos das linhas circulares convencionais. O morador poderá optar por uma ou outra na hora do embarque. As linhas mais rápidas terão o aviso “Expresso” no letreiro.