Operação Inverno - Atualmente, a Prefeitura disponibiliza cerca de 30 leitos para atender homens e mulheres

Atila amplia programa de atendimento a moradores de rua em Mauá

Operação Inverno proporcionados banho quente, alimentação e local seguro e quente para dormir

A Prefeitura de Mauá ampliou nesta semana o serviço da Operação Inverno, de assessoramento aos moradores em situação de rua na cidade.

A parceria entre as Secretarias de Segurança Pública e Defesa Civil e a de Promoção Social garante que os moradores possam ser avisados sobre a possibilidade de receberem cuidados no albergue municipal.

O serviço de abordagem de rua para a oferta de acolhimento a essa população foi ampliado a pedido do prefeito Atila Jacomussi, que solicitou intensificação na prestação desse serviço. “Estamos tornando Mauá uma cidade mais solidária, que trate com carinho, respeito e dignidade as pessoas que mais precisam. Essa operação é uma forma de confortar essas pessoas que, muitas vezes, não tem a quem recorrer em noites tão frias principalmente a que passamos na última terça (18). Trabalhamos a rede de proteção social para reinserir as pessoas na sociedade e dar abrigo e conforto é uma delas”, diz.

Pela parceria, a Defesa Civil envia equipes noturnas que realizam abordagens aos moradores em situação de rua, com o objetivo de protegê-los e conduzi-los ao albergue, onde lhes são proporcionados banho quente, alimentação e local seguro e quente para dormir. Pelo menos oito abordagens foram feitas desde que o frio apertou na cidade.

Para garantir atendimento a todos os moradores em situação de rua que buscarem o apoio do albergue, a Secretaria de Promoção Social está ampliando o número de camas e colchões. Atualmente, são cerca de 30 leitos, mistos, para atender homens e mulheres.

Além do albergue nas noites frias, a Prefeitura conta também com o Centro Pop (Serviço Especializado para População em Situação de Rua), que oferece atendimento técnico, serviços de alimentação e higiene, atendimento psicológico buscando o desenvolvimento da autonomia e o resgate dos vínculos com propósito de saída da situação de rua. O Centro Pop tem seu funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Qualquer munícipe, se encontrar algum morador necessitando de auxílio, pode entrar em contato com a Defesa Civil e passar informações para que nossos profissionais o ajudem. O registro pode ser feito pelo telefone de Emergência 199 e pelo número 4518-4173.