Pacientes do CAPS participam de Festa Julina para melhorar socialização

Mauá amplia programas de recuperação de usuários de droga e álcool

Atila lança atividades integradas entre secretarias para receber mais usuários

A Prefeitura de Mauá está ampliando o trabalho feito com usuários de drogas e álcool para melhorar a readaptação dos pacientes e a reintegração desses munícipes em sociedade. Para melhor atender a esses moradores, o prefeito Atila Jacomussi pediu ações integradas entre as secretarias de Promoção Social, Esporte, Cultura e Juventude para trabalhar não só o tratamento de usuários, mas também na prevenção do uso de drogas.

Atualmente, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Álcool e outras Drogas possui 1.564 usuários em tratamento, com acolhimento diário de 70 a 80 usuários. Segundo Elaine Polisel, coordenadora do programa, houve um aumento na procura por tratamento após as ações da Cracolândia, em SP.

O primeiro atendimento aos usuários é feito pelo ambulatório móvel e que faz o trabalho de aproximação com profissionais de assistência social e enfermagem.

Todos os dias os dependentes em recuperação participam de atividades no CAPS, com aulas de arte, música, dança e atendimento psicológico em grupo. Há opção de internação para os pacientes que querem deixar as drogas fazerem a desintoxicação. O acompanhamento é feito pelo CAPS drogas e álcool, mas também há pacientes que participam diariamente das atividades e voltam para casa no fim do dia. Os cursos e atividades auxiliam na socialização dos pacientes.

Entre as atividades para apoiar o retorno à sociedade, os pacientes participaram de uma Festa Julina, que contou também com funcionários do CAPS, além de comidas típicas, quadrilhas e atividades.

Entre as novas plataformas de combate estão também as palestras de conscientização, principalmente, com a participação de associações de Bairro para orientar sobre abordagem e como notar possíveis sinais de utilização de drogas, como tratar com esses possíveis usuários e como entrar em contato com o CAPS para que seja feito o atendimento a esse munícipe.

O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi diz que o tratamento de usuários de álcool e drogas é um serviço não apenas de saúde, mas também social.