Mutirão acontece neste sábado (19) e terá exames, palestras e orientações gratuitas à população
Alunos da Faculdade de Medicina do ABC realizam neste sábado (19 de agosto) a 14ª edição da Feira de Saúde – evento que orienta e promove atendimentos gratuitos à população, com exames, consultas e palestras educativas. A ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano do Sul, ocorrerá das 9h às 17h no Centro de Saúde Dr. Manoel Augusto Pirajá da Silva (Av. Sen. Roberto Simonsen, 282 – Santo Antônio).
Entre os serviços – estarão exame de Papanicolau, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e teste de diabetes, além de atendimentos em dermatologia, para prevenção e diagnóstico de câncer de mama, e em nutrição – com foco na reeducação alimentar.
O mutirão de saúde contará ainda com palestras e oficinas temáticas sobre ressuscitação cardiopulmonar, uso racional de medicamentos e descarte, e prevenção de doenças como câncer infantil, doenças neuro-degenerativas e doenças do aparelho digestivo. Outros temas em pauta são a prevenção de acidentes domésticos, prevenção de quedas de idosos e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
“A Feira de Saúde tem por objetivo a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Teremos uma série de atendimentos realizados por alunos dos diversos cursos da FMABC, que estarão acompanhados por professores responsáveis. Esperamos receber cerca 1.500 pessoas ao longo do dia e teremos centenas de voluntários entre estudantes, docentes e funcionários da unidade de saúde, que nos ajudarão na realização deste grande evento”, afirma a aluna de Medicina Safire Lima Zambianco
A Feira de Saúde é organizada pelo Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, do curso de Medicina, e conta com participação de ligas acadêmicas que atuam nas mais diversas modalidades assistenciais. Com a participação dos demais cursos da Faculdade espera-se a atuação de aproximadamente 400 estudantes voluntários, com supervisão de 30 professores.
As ligas são compostas por estudantes da faculdade e por professores orientadores, que coordenam e auxiliam em atividades como cursos, atendimentos ambulatoriais, trabalhos científicos e palestras. Cada liga atuará em sua área – algumas de forma integrada – para atendimento voluntário e exames diagnósticos e de prevenção das doenças mais prevalentes, com abrangência a todas as faixas etárias.