O prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Orlando Morando, obteve avanço ao pleito para que a edição deste ano dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni sejam regionalizados, com atividades distribuídas entre as cidades do Grande ABC. Tradicionalmente, o evento é realizado em um único município determinado pelo Estado. O reforço do pedido foi feito em reunião com o secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Gustavo Maiurino.
A proposta é explorar as melhores estruturas esportivas de toda a região para o evento esportivo, que recebe cerca de 11 mil atletas, vindo de mais de 200 cidades do Estado, além de diluir os custos envolvidos no recebimento da competição.
“Apresentamos o pleito para receber, pelo Consórcio, os Jogos Abertos do Interior. Estamos buscando essa integração, porque muitas cidades acabam emprestando algum próprio esportivo e temos o entendimento de que a melhor solução é fazer esse evento regionalmente”, informou o prefeito Orlando Morando.
De acordo com o chefe do Executivo, a proposta foi bem aceita pelo titular de Esportes do Estado, que ficou de apresentar um posicionamento sobre a demanda até o final deste mês. Também participaram do encontro o secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Junior, o vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias.
Organizados pelo governo do Estado, os Jogos Abertos do Interior, também conhecidos como “Olimpíada Caipira” serão iniciados em outubro deste ano sendo estendidos até novembro. Em 2016, o evento foi sediado em São Bernardo, sendo que a primeira divisão culminou na vitória da cidade-sede, que obteve 337 pontos.