Construção da creche do Jardim Rina, que terá capacidade para atender 320 crianças de 0 a 3 anos, estava parada desde setembro do ano passado
O prefeito Paulo Serra de Santo André conseguiu retomar durante esta semana a construção da creche do Jardim Rina, que vai atender cerca de 320 crianças com idade entre 0 e 3 anos a partir do primeiro semestre do ano que vem. Serra esteve no local para acompanhar a retomada dos trabalhos. A obra teve início em 2015 e foi contratada por meio do Programa Proinfância, em que o governo federal arca com 75% dos custos e o município com os 25% restantes. A construção foi paralisada em setembro do ano passado porque a Prefeitura, na época, interrompeu o repasse para o governo federal, fazendo com que o Ministério da Educação suspendesse o envio de verba para Santo André.
“O atendimento em creches é o grande gargalo do sistema de ensino municipal. Nós não temos fila de espera em ensino fundamental, muito pouco no infantil, mas na creche o problema é muito sério, são cerca de 5 mil crianças na fila de espera. Por isso é fundamental ter um cronograma de ações, que se não for até 2020 vai até pelo menos até 2022, para que a gente não tenha mais nenhuma criança fora da creche”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
O prefeito destaca que a retomada de obras está sendo possível graças ao grande esforço no sentido de economizar e de melhorar a gestão do gasto público, o que levou a Caixa Econômica Federal a elevar a avaliação financeira da cidade. “Usando o termo mais popular, limpamos o nome de Santo André e agora voltamos a ter crédito na praça, o que nos permitiu retomar obras como esta e iniciar grandes intervenções”, explicou. Serra acrescentou que 25 obras estão sendo retomadas, em áreas como saúde e educação, além de outras ações de mobilidade urbana, do Pait (Plano de Ação Imediata de Trânsito) e intervenções nas comunidades.
A próxima unidade a ter as obras retomadas será a creche do Jardim Santo André, que está com cerca de 67% das obras executadas e também deverá ser entregue no ano que vem. Em fevereiro, a Prefeitura de Santo André anunciou a retomada das obras de dez unidades que estavam programas mas foram paralisadas por falta de repasse do município. Cinco destas, inclusive, haviam sido descredenciadas pelo Ministério da Educação devido à ausência completa de depósitos por parte da Prefeitura do município.
Com as novas unidades, a cidade criará 3,5 mil novas vagas em creche. Hoje são atendidas 8 mil crianças em 33 unidades municipais.