A Raça Cia. de Dança fecha a programação no domingo com suas coreografias ‘A Flor da Pele’ e ‘Novos Ventos’.

Concertos da Orquestra Sinfônica são destaques no fim de semana em Santo André

Dança, exposições e cinema são outras atrações da programação cultural da cidade

A Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) realiza neste sábado (26), às 20h, no Teatro Municipal Antônio Houaiss, o quinto concerto da temporada 2017. Abre a apresentação a obra Mourão, de César Guerra-Peixe, vencedora do ringue sinfônico, no qual o público indica uma das músicas a ser executada. Os músicos também interpretarão as Séries Brasileiras, de Alberto Nepomuceno, e o concerto n. 2 para piano e orquestra em si bemol maior Op. 83, de Johannes Brahms, tendo o pianista Alvaro Siviero como solista. A regência ficará a cargo de Laércio Diniz. Os ingressos numerados serão distribuídos na bilheteria a partir das 18h.

A Raça Cia. de Dança fecha a programação do teatro da semana no domingo (27), às 19h. Ao completar 35 anos, a companhia traz à cidade duas de suas coreografias: ‘À Flor da Pele’, de Jhean Allex, o atual diretor artístico, e ‘Novos Ventos’, um dos trabalhos mais consagrados, criado por Roseli Rodrigues, fundadora da companhia. Indicação: livre. Ingressos gratuitos distribuídos na bilheteria do teatro a partir das 18h. O endereço é Praça IV Centenário, 1, Centro.

A partir das 16h do domingo, representantes da companhia realizam um workshop de produção cultural de dança destinado a bailarinos, professores, coreógrafos e agentes culturais. Entre outros temas serão abordados os mecanismos de incentivo a partir de leis de incentivo e editais. As inscrições gratuitas podem ser feitas na hora. Serão oferecidas 30 vagas. As atividades integram o Circuito Cultural Pau-lista 2017.

Exposições – Neste sábado, às 15h, o grupo de artistas QUARTAS, responsável pela exposição ‘dezpintores’, em cartaz no Salão de Exposições do Paço Municipal, participa de bate-papo com o público. A exposição reúne obras de Ana Francisca, Eduardo Di Lascio, Edu Silva, Helena Carvalhosa, Luciana Saad, Roberta Mestieri, Rubens Cardieri, Sergio Spalter, Soraia Dias e Suzana Barboza. As visitas gratuitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Na Sala Especial do museu está em cartaz a exposição ‘Imagens do Quilombo de Ivaporunduva: Comunidade, Trabalho, Retratos’, do fotógrafo Beto Garavello. A exposição apresenta registros fotográficos da comunidade, localizada no Vale do Ribeira (SP), resultando num belíssimo trabalho ao mesmo tempo poético e revelador. As visitas gratuitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 14h30.

Cinema – Nesta semana o Cineclube do Auditório Heleny Guariba apresenta o ‘As Melhores Coisas do Mundo’, da diretora Laís Bodansky. A apresentação será no sábado, às 19h. A comédia mostra os momentos de diversão, mas também sérios, de Mano, um adolescente que está aprendendo tocar guitarra para chamar a atenção de uma garota. (107’, 2010, indicação: 14 anos). A iniciativa é uma parceria da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV) e a Ancine (Agência Nacional do Cinema). O auditório fica na Praça IV Centenário, s/n, Centro. Grátis.

A agenda cultural da cidade é uma realização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 4433-0652. Ou no site: culturaz.santoandre.sp.gov.br.