5 cidades do ABC serão sedes da 81ª edição dos Jogos Abertos

Ao lado dos prefeitos da região, secretário estadual elogiou instalações esportivas e ressaltou
que a realização conjunta trará dinamismo à competição

O secretário estadual de Esportes, Paulo Gustavo Maiurino, confirmou nesta terça-feira que a 81ª edição dos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” será organizada conjuntamente por Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires. Em ação articulada pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, esta é a primeira vez que o modelo de região-sede será utilizada no maior evento poliesportivo do Estado de São Paulo.

Durante ato com os prefeitos da região, o secretário estadual elogiou a qualidade das instalações esportivas da região e ressaltou que a realização conjunta vai conferir mais dinamismo à competição. “Pela primeira vez o Governo do Estado firma um convênio com um consórcio público para promover uma edição dos Jogos Abertos, graças à boa vontade e articulação dos prefeitos dos municípios que integram o Consórcio”, disse Maiurino.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, classificou a iniciativa como histórica, possibilitada pela união das cidades. “Teremos uma edição dos Jogos Abertos mais plural, mais ampla e mais participativa, permitindo que mais de um município possa ter o prestígio de receber o evento. Esta é uma parceria que só tem ganhadores”, afirmou.

Para o prefeito de Santo André, Paulo Serra, o novo formato dos Jogos Abertos coroa o trabalho realizado pelas equipes técnicas dos municípios. “Teremos uma forma diferente de organizar o evento. Parabenizo a forma como a Secretaria Estadual encarou esse desafio”, disse.

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, destacou os Jogos Abertos deste ano como uma solução inédita que pode servir de exemplo para as próximas edições da competição. “Vamos fazer a melhor edição dos Jogos Abertos da história do Estado”.

Criados em 1936, os Jogos Abertos recebem aproximadamente 15 mil competidores, provenientes de mais de 200 cidades. Organizada pelo Governo do Estado, a edição deste ano acontece entre os dias 15 e 25 de novembro.