O bairro Cata Preta vai ganhar mais uma creche municipal. O prefeito Paulo Serra assinou a ordem de início de obras da unidade, que terá capacidade para atender 320 crianças, com idade entre 0 e 3 anos. A creche, que será construída por meio do programa federal Proinfância, receberá investimento de aproximadamente R$ 6,2 milhões.
A unidade do Cata Preta está entre as creches que haviam sido programadas na gestão passada, mas que tiveram as obras paralisadas devido à falta de pagamento da contrapartida por parte da prefeitura. Sem o investimento do município na obra, o governo federal (FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), interrompeu o envio de recursos para a cidade. Com a suspensão dos recursos, a construção da creche no bairro Cata Preta nem chegou a começar. Nas obras do Programa Proinfância, o governo federal arca com 75% dos custos e o município com os 25% restantes. A nova creche do bairro Cata Preta terá três pavimentos, além do piso térreo, seguindo o padrão estabelecido pelo Proinfância.
Serão 2.859,50 m² de área construída, que vão abrigar sete salas de aula, três berçários, sala multimídia e brinquedoteca, além de toda estrutura de creche, como lactário e lavanderia. “Essa unidade vai reforçar o atendimento da rede de ensino às crianças desta região, que é muito populosa e tem uma demanda muito grande por vagas em creche”, destacou a secretária de Educação, Dinah Zekcer. O atendimento às crianças do bairro já é feito pela creche Profº Hideki Koyama, que também fica na Estrada da Cata Preta, juntamente com a Emeief e o Centro Comunitário.