São Caetano do Sul abre inscrições para Agente Cidadão Sênior 2017

De 11 a 22 de setembro, estarão abertas as inscrições para o Programa Agente Cidadão Sênior 2017, cujo objetivo é promover a integração de moradores com idades a partir de 65 anos junto à comunidade em que estão inseridos. Importante os interessados ficarem atentos à data de inscrição de cada bairro (tabela ao lado).

Os participantes do programa oferecido pelo Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) e Seais (Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social) exercerão atividades de recepção e orientação a pessoas que buscam atendimento nas unidades públicas municipais. Para isso, participarão de uma capacitação e um treinamento específico para a função que forem exercer. E durante o período de vigência do programa – seis meses, prorrogáveis por mais seis – os participantes receberão o auxílio de um salário mínimo e uma cesta de alimentos (exceto se já receberem cesta por meio de outro programa social).

Para a coordenadora do Comtid, Lucila Lorenzini, o programa beneficia toda o município: “Para os participantes, o Agente Cidadão Sênior ajuda não apenas na parte financeira, mas também na psicológica, por meio da integração social. E a cidade recebe um atendimento mais humanizado nas unidades municipais”.

O resultado parcial do processo seletivo sai no dia 10 de outubro e será publicado no Diário Oficial e nos Cises (Centros Integrados de Saúde e Educação) da Terceira Idade. Depois, os candidatos pré-selecionados ainda passarão por uma avaliação médica e psicológica. A data para a divulgação do resultado final será divulgada posteriormente.

Quem pode se inscrever

Podem ser inscritas pessoas com o mínimo de 65 anos de idade (completos até a data da inscrição), que residam em São Caetano há três anos ou mais e que tenham a disponibilidade de 20 horas por semana. Os participantes do programa não podem exercer outra atividade remunerada ou rendimentos mensais superiores a dois salários mínimos nacionais vigentes. Também não podem participar as pessoas que recebem benefício previdenciário por invalidez, auxílio-doença ou acidente de trabalho.

O candidato deverá apresentar os seguintes documentos (original e cópia simples): RG; CPF; Título de eleitor; Extben (Extrato de Benefício), NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais); comprovante de residência (conta de água, luz, telefone fixo ou IPTU) de agosto de 2014 e agosto de 2017 no nome do candidato (se os documentos estiverem no nome do cônjuge, o candidato deverá trazer a certidão de casamento); 1 foto 3×4 recente; documentos de pessoas que residem no mesmo domicílio do candidato: RG ou Certidão de Nascimento (no caso de crianças) e CPF; Carteira Profissional e Holerite (para os empregados); Extrato do Beneficiário (para aposentados ou pensionistas); CNIS (para desempregados ou sem registro) ou Declaração no caso de trabalho informal.