Mauá promove qualificação para famílias de baixa renda

A Prefeitura de Mauá está realizando eventos especiais para fomentar a economia de famílias que dependem de programas sociais no município. Atualmente, a rede de proteção social conta com quase 22 mil famílias que participam de algum programa de renda.

A primeira palestra da Prefeitura foi sobre empreendedorismo nas áreas de Publicidade e Propaganda sobre formas de melhorar a renda com vendas. Na próxima segunda (16), será dado um curso especial com receitas de bolo no pote para beneficiários cadastrados em programas sociais.

Os dois eventos são parte do Acessuas Trabalho (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), programa em parceria com o Governo Federal que busca aumentar a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho; articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.