Graça Cunha se apresentará no dia 24/11 (Foto: Guilherme Luiz de Carvalho)

Mês da Consciência Negra marca programação do Sesc Santo André

A programação de novembro do Sesc Santo André abre espaço para reflexões sobre o mês da Consciência Negra através de apresentações artísticas no projeto “Identidades Negras”. As atrações de shows musicais, espetáculos de dança e teatro para crianças são focadas em diálogos com a tradição de povos oriundos do continente Africano e dos países que têm a cultura negra em sua identidade.

Dentro da programação musical, é possível prestigiar a cantora Daúde que apresenta seu quinto CD, o “Código Daúde”, no dia 17, às 21h. Neste trabalho, ela esbanja ritmo, conhecimento de causa e inventividade, sempre filtradas pela sua forma única de cantar. No dia 24, às 21h, Graça Cunha faz reverência a grandes compositores negros brasileiros que, através do samba, contam suas histórias, falam de amor, de questões sociais, e também de suas origens e ancestralidade, no show “Tributo aos mestres negros do samba”. Já no dia 25, às 20h, Tony Tornado sobe ao palco com a banda Funk Essência para fazer uma homenagem a Tim Maia, além de apresentar sucessos de sua carreira de mais de 50 anos.

Ainda dentro do universo musical, o projeto mensal e gratuito Quintas Musicais traz ao público parte dos ritmos que foram resultado da diáspora da população negra. De 9 a 30 de novembro, sempre as quintas-feiras, às 20h, acontecem apresentações diferentes, no Palco da Comedoria. Entre os homenageados estão sucessos de ícones como James Brown, Aretha Franklin, Tina Turner, Tim Maia, Sandra de Sá e Ed Motta, Nina Simone, Alcione, Martinho da Vila, Arlindo Cruz, entre outros.

Os espetáculos de dança são gratuitos e contam com a presença do Ballet Afro Koteban, em “Encontro Atlântico”, no feriado de 2, às 16h. A produção coletiva do grupo, formada por artistas da Guiné e dos povos africanos no Brasil, busca pensar a atualidade da ancestralidade africana tomando o Oceano Atlântico como metáfora. Já no feriado de 15, às 16h, acontece o “Funk Soul Groove”, com o grupo Chemical Funk. A apresentação é uma intervenção urbana interativa, que envolve o público participante em uma atmosfera divertida e dançante. E para encerrar os feriados do mês, no dia 20, às 16h, é a vez de “Yebo”, com o grupo Gumboot Dance Brasil. O espetáculo aborda a exploração, tanto das minas de minério como dos sete povos levados para extração, a criação de um dialeto sonoro a partir das batidas nas botas de borracha e a espera das mulheres por seus maridos mineiros durante a temporada de trabalho nas minas.

O Sesc Santo André fica na Rua Tamarutaca, 302 – Vi-la Guiomar – Santo André. Informações: 4469-1311.