(Foto: Ricardo Trida/PSA)

Santo André amplia variedade de itens da merenda escolar

Alunos da rede municipal terão diariamente refeições com salada, legumes e vegetais; panificados, como bisnaguinha

A Prefeitura de Santo André ampliou a oferta de itens da merenda distribuída para os 33 mil alunos da rede municipal de ensino. Salada de alface, escarola, repolho, mandioca, vagem, inhame e até cará integram o cardápio das refeições servidas diariamente às crianças, desde o berçário até o 9º ano do fundamental, em 36 creches e 51 Escolas de Educação Infantil e Fundamental.

A oferta de salada aos alunos todos os dias, bem como o aumento significativo da variedade de legumes e tubérculos, teve início neste mês de outubro, após contratação de empresa fornecedora de alimentos processados. O prefeito Paulo Serra esteve EMEIEF Mariângela Ferreira Aranda Fuzzeto, na Vila Junqueira, para conferir a nova merenda da cidade.

“Apesar dos diversos problemas que encontramos, fizemos economias e um choque de gestão. Com isso, conseguimos que a merenda ficasse cada dia melhor e com mais qualidade. Agora, em sua integralidade, voltamos com verduras, frutas e sobremesa, além de que a qualidade da merenda aumentou e ainda ficou mais balanceada”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

No primeiro trimestre do ano passado, a Prefeitura interrompeu a oferta de salada para os estudantes da rede municipal de ensino, após término do contrato com a empresa que era responsável por fornecer mão de obra para preparar a merenda da cidade. Sem funcionários para higienizar e preparar os alimentos de maneira adequada, a oferta de vegetais, bem como de legumes, teve drástica queda e alguns itens passaram a ser oferecidos de forma alternada nas unidades de ensino.

De acordo com o superintendente da Craisa, a estimativa é de que sejam consumidas mensalmente aproximadamente 20 toneladas de alimentos processados, além dos legumes não processados como tomate, abobrinha, e frutas. “Este ano também voltamos a fornecer panificados, como as bisnaguinhas, no lanche das crianças”, acrescentou Messias. A Craisa fornece diariamente cerca de 22 mil refeições nas EMEIEFs e 6 mil nas creches. No total, contando os cafés da manhã e da tarde, são servidas 63 mil porções por dia aos estudantes da cidade.