Você sabia que além de São Caetano do Sul outras 58 cidades do Estado de São Paulo ostentam nomes de santos da Igreja Católica? Essa e outras curiosidades podem ser descobertas na exposição “Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas”, que fica em cartaz no Salão Nobre da Câmara Municipal (Av. Goiás, 600, 1º. andar, B. Santo Antônio) até 24 de novembro de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00.
Realizada pelo Sisem-SP ACAM Portinari e Arquiprom, com parceria da IDBrasil e apoio da Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Secult e Câmara Municipal, “Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas” surgiu a partir do livro de mesmo nome, escrito em 2004, pelo jornalista e artista plástico Enio Squeff, em coautoria com Helder Perri Ferreira. “Desvendar a origem dos topônimos não exprime os mistérios das cidades, mas indica a poética possível da sua existência, o que inclui sua história e geografia”, argumenta Squeff, responsável pelo levantamento do nome dos 645 municípios e também curador da mostra.
A mostra conta com 70m², distribuídos em quatro contêineres/display, especialmente projetados para receber todo conteúdo expositivo. Um dos destaques são as telas touch screen, nas quais o público pode criar “cidades ideais”.