Terminal ganhará novo visual a partir da licitação

Licitação de transporte prevê reforma do Terminal V. Luzita

Publicação do edital ocorrerá em janeiro, com objetivo de definir empresa que vai operar transporte coletivo na região; início das operações está prevista para o final de junho

Passageiros que utilizam os ônibus municipais que atendem a Vila Luzita terão boas notícias no próximo ano. Na audiência pública realizada pela Prefeitura de Santo André foram apresentados os detalhes da licitação do transporte coletivo que atende o bairro, que resultará em diversas melhorias para os usuários. A licitação, cujo edital será publicado em janeiro, tem como objetivo definir a empresa que vai operar as 82 linhas de ônibus que passam pela região, e prevê novidades como a reforma do terminal da Vila Luzita, modernização dos ônibus e abertura de duas novas estações no corredor da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo.

Atualmente existem três linhas que ligam o Terminal da Vila Luzita ao centro. Chamadas de Linhas Troncais, elas passarão a contar com pontos para carregamento de celular, Wi-Fi, painéis digitais que indicam a próxima parada, ar condicionado, além de motor traseiro e veículos novos. As 16 Linhas Alimentadoras, como são chamadas as que ligam os bairros ao Terminal Vila Luzita, terão adequação nos tipos de veículos e idade máxima de cinco anos de uso. A abertura da licitação está prevista para fevereiro, cerca de 30 dias depois da publicação do edital.

Além das melhorias nos veículos, a empresa que vencer a licitação também será responsável pela reforma no Terminal Vila Luzita. O projeto de requalificação do local conta com troca de telhas, instalação de domo em acrílico e instalação de manta termoacústica. Além disso, haverá a construção de banheiros e passagens elevadas, troca de gradis de ferro por placas divisórias em vidro, troca de piso, adequação de acessibilidade, instalação de mais bancos e lixeiras, nova comunicação visual, entre outras melhorias.

Também estão previstas a construção de duas novas estações no corredor da avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, melhorias no pavimento e implantação de um programa de responsabilidade ambiental para adoção de tecnologia sustentável. Como o contrato é válido por 20 anos, caso sejam feitos projetos viários como a abertura de uma nova estação de trem, construção da Linha 18 – Bronze do Metrô e construção do Corredor Taioca, também estão previstas no contrato a criação de novas linhas e possíveis alterações em linhas já existentes.