Os carnês do imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2018 já foram remetidos às residências de todos os 95.791 contribuintes de São Caetano do Sul. As postagens foram concluídas nos Correio e as correspondências estão sendo entregues desde o último dia 8 de janeiro.
Para viabilizar os pagamentos, os vencimentos da primeira parcela ou da parcela única ficaram distribuídos entre os dias 14 e 15 de janeiro com vistas a não sobrecarregar o sistema bancário. Portanto, os contribuintes terão pelo menos uma semana para pagar o seu carnê antes do venci-mento.
Os carnês poderão ser pagos nas agências da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas (faturas de até R$ 700) ou por meios eletrônicos em um dos bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco ou Mercantil. As cobranças também poderão ser quitadas por débito automático: a disponibilidade do serviço deverá ser consultada junto ao banco onde o contribuinte tem conta.
Neste ano a taxa da coleta, remoção e destinação final de resíduos sólidos, conhecida como taxa do lixo, não está sendo cobrada junto no carnê do IPTU, valor que foi descontando da taxa e também foi dividida em 12 parcelas iguais que já estão sendo cobradas juntamente com as contas de água da SAESA – Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental
O IPTU também pode ser parcelado em 12 vezes. E quem paga à vista terá 6% de desconto no valor total da fatura. Aposentados e pensionistas que recebem até três salários mínimos têm isenção total e, os que ganham mais de três salários mínimos, a dedução de 50% sobre o valor do IPTU.
Além disso, para ter direito à isenção total ou parcial, o aposentado ou pensionista deve ser morador do imóvel e não possuir outro em seu nome. A destinação do imóvel tem de ser exclusivamente residencial.