Medicina ABC cria brigada para prevenção e combate à dengue

O campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC tem sido vasculhado de ponta a ponta em busca de possíveis focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, Zika vírus e da febre amarela. A partir de trabalho coordenado pelo setor de Sustentabilidade da FMABC, foi criada a Comissão Interna Multidisciplinar de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti, composta por oito funcionários das áreas da saúde e meio ambiente. Semanalmente, esses colaboradores se unem a outros funcionários voluntários em uma brigada para inspeção de prédios, áreas verdes e demais instalações.

Atenção permanente

A Comissão Interna Multidisciplinar de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti foi criada em meados de setembro de 2017. Em 8 dezembro, o grupo organizou palestras no campus – ministradas pelos membros titulares e professores da FMABC, Alaide Mader Braga Vidal e Gerson Salay – para orientação dos funcionários e início dos trabalhos da brigada. Desde então, uma vez por semana o campus é vistoriado.

As irregularidades encontradas são notificadas ao setor de Sustentabilidade da FMABC, que fica responsável pelas providências para eliminar os focos de proliferação. Os problemas são listados e entram na pauta da reunião geral do setor, que ocorre mensalmente.