SBC: Terminal Grande Alvarenga é inaugurado

Estação será ponto de partida de sistema tronco de São Bernardo que atenderá toda a região; terminal conta com duas edificações dispostas em terreno de 10 mil m2 de área

O novo Terminal Rodoviário Grande Alvarenga em São Bernardo do Campo que atenderá todo o Grande Alvarenga e o bairro Cooperativa, por meio de sistema tronco que se ramificará por toda a região foi inaugurado no último dia 20, pela prefeitura. Sua localização, próximo à Praça Giovani Breda, também permitirá a articulação direta com os futuros corredores João Firmino, Capitão Casa, Humberto de Alencar Castelo Branco e Robert Kennedy, em um sistema integrado de mobilidade urbana.

Serão diretamente beneficiados os bairros Parque dos Químicos, Parque das Garças, Jardim Laura, Los Angeles, Orquídeas, Jardim da Represa, Parque Imigrantes, Santo Inácio, Planalto, Centro, Vila São Pedro e Rudge Ramos. De acordo com a Empresa de Transportes Coletivos (ETC) da cidade, a meta é atrair até 85% das linhas da região ao terminal, por meio do sistema de conexão, atendendo 65 mil pessoas diariamente.

Inicialmente, passarão pelo terminal as linhas 13 (Los Angeles/Rudge Ramos via Planalto), 13B (Pq. Imigrantes/Rudge Ramos via Planalto) e 14 (Orquídeas/Rudge Ramos via Robert Kennedy) e 14B (Terminal Alvarenga/Rudge Ramos via Avenida Robert Kennedy), que funcionarão em operação assistida até a formatação definitiva do sistema. A linha 16 (Alvarenga/Rudge Ramos via Planalto) também incluirá a estrutura em seu itinerário, com parada externa. A previsão é que, com a implementação do corredor, o tempo de viagem seja reduzido em 25%, com operação de 29 veículos adaptados, que realizarão 185 viagens diariamente.

Moderno e sustentável, o novo terminal conta com duas edificações dispostas em terreno de 10 mil m2 de área, sendo 4.355 m2 de área coberta, compostos por bilheteria, sanitário público, guarita, área operacional e administrativa, posto de socorro, lojas, vestiários, bicicletário, além de outros serviços.

Corredor

O terminal integra o projeto de melhorias na mobilidade urbana da região, por meio da instalação do corredor Alvarenga, que ligará a Praça Giovanni Breda, no Bairro Assunção, às proximidades da Rodovia dos Imigrantes. A implantação do novo viário na região está orçada em aproximadamente R$ 70 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Prefeitura. A expectativa é que o novo viário beneficie aproximadamente 60 mil usuários diariamente.

O corredor também será composto por Estação de Conexão, a ECO Alvarenga, que ficará localizada na intersecção com a Estrada da Cama Patente; dez paradas no sentido Centro-Bairro e nove paradas no sentido Bairro-Centro.