Cartão auxiliará idosos no transporte público municipal

Santo André amplia atendimento para cadastro do Cartão Prioridade

Desde o lançamento do programa, milhares de cartões foram emitidos; cadastro prossegue no saguão do Teatro Municipal até 6 de abril e poderá ser feito após esta data na AESA

A Prefeitura de Santo André aumentou a estrutura para proporcionar melhor atendimento aos idosos que estão procurando o saguão do Teatro Municipal para cadastro do Cartão Prioridade. Com a medida, o número de atendentes passará de 12 para 17 e terá mais impressoras para agilizar a emissão dos cartões.

O lançamento do programa faz parte da campanha “Pela Porta da Frente”, promovida pela Prefeitura em parceria com a AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André). De acordo com o último levantamento feito pela AESA, foram emitidos 3.150 cartões.

O cadastro no saguão do Teatro Municipal ocorrerá até 6 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A emissão dos cartões, no entanto, não será interrompida após esta data. A partir de 9 de abril, os munícipes poderão obter o cartão na AESA, localizada na avenida Industrial, 600, e que funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h. Não há, portanto, urgência na emissão do documento. A obtenção do Cartão Prioridade não é obrigatória, mas sim um benefício oferecido aos idosos com objetivo de facilitar o embarque. Quem tem mais de 65 anos e não tiver interesse em obter o cartão, poderá continuar entrando normalmente pela porta de trás dos ônibus, apresentando o RG ao motorista.

“O sistema que funcionava anteriormente trazia desconforto, não era digno e causava acidentes com nossos idosos. Com o lançamento deste cartão, a melhor idade tem a partir de agora um tratamento diferente na nossa cidade, com mais respeito e com o valor que deve ser dado a este público. Esta melhoria faz parte de um conjunto de medidas que estamos tomando para mudar e melhorar a qualidade do transporte público, além de poder mensurar a quantidade de idosos que utilizam o nosso sistema”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Para efetivar o cadastro e o acesso ao Cartão Prioridade, que é emitido na hora e gratuitamente, o usuário de ônibus com mais de 65 anos deve apresentar CPF, documento com foto e comprovante recente de residência emitido nos últimos três meses e em seu nome. Depois deste cadastro, basta o idoso passar o Cartão Prioridade no leitor da catraca e fazer o reconhecimento biométrico para liberar sua passagem, sem a cobrança de tarifa. O cartão Melhor Idade, que já existe e oferece gratuidade para usuários entre 60 e 65 anos, continuará funcionando e sendo emitido normalmente.