No mês em que se celebra o Dia da Água, os moradores de Santo André podem comemorar a melhoria no fornecimento de água para a população. Prova disso é a queda frequente no número de reclamações por falhas no abastecimento desde o ano passado. Ações adotadas pela Prefeitura, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), para combater a falta de água em 2017 resultaram numa queda de 84% no número de reclamações por falhas no abastecimento da cidade nos últimos 12 meses.
Em fevereiro de 2017 foram registradas 5.645 reclamações, em média 201 por dia. Já no mesmo mês de 2018 foram 900 queixas, ou seja, média de 32 por dia. Na comparação de 2017 com 2016, a redução média de reclamações foi de 53%. Enquanto em 2016 foram registradas 54.315 reclamações, no ano passado foram 25.494.
“As medidas que adotamos ao longo de 2017 para regularizar o abastecimento em Santo André surtiram efeito e serão reforçadas neste ano, para reduzir ainda mais o número de reclamações”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Entre as ações que contribuíram para a queda nas reclamações estão o mutirão Operação Caça-Vazamentos, uma força-tarefa de funcionários do Semasa para agilizar os reparos nas redes; a instalação de válvulas redutoras de pressão e a troca de hidrômetros com mais de cinco anos de uso, além do constante trabalho de educação ambiental realizado pelo Semasa.