Bruno Novaes estreia na OMA Galeria com exposição

A OMA Galeria, abriu a exposição Capítulo 1: O corpo mente menos que as palavras, do artista Bruno Novaes, com curadoria de Julia Lima. Esta exposição é a primeira individual de Novaes, que recentemente passou a integrar o quadro de artistas representados pela OMA.

A mostra se organizou a partir de um livro de artista desenvolvido por Novaes durante um ano, recentemente contemplado pelo edital da editora Lamparina Luminosa. Composto por 73 dípticos de poemas e desenhos criados a partir de encontros íntimos do artista (arranjados em aplicativos de celular e redes sociais), Novaes retratou cada uma dessas breve relações em desenhos de um objeto íntimo, pessoal, ou do lugar onde estiveram, junto a frases e poemas autorais.

A exposição apresenta o livro original e traz mais dois trabalhos que surgiram como desdobramentos desta publicação. O primeiro é uma série de 18 aquarelas intitulada “Alugo para Rapazes”, em que o artista recria objetos que aludem ao íntimo da pessoa com quem se relacionou. Os trabalhos trazem ainda inserções das coordenadas geográficas do local onde o encontro aconteceu junto à data e frases retiradas do poema daquele encontro. Cada aquarela leva como título o primeiro nome do sujeito, tornando-o assim mais explícito.

O segundo trabalho intitula-se “Caminho Suave” e faz relação entre o corpo e suas bases ideológicas e simbólicas. O título faz referência a uma antiga cartilha escolar, e traz metáforas que saem do universo íntimo e adentram o ambiente da sala de aula. Por ter experiência como professor, Bruno Novaes transita pelo embate complexo entre os papéis de educador e artista. Nas suas próprias palavras: “Esses dois corpos, o corpo do artista e do professor, nem sempre conseguem conviver juntos no ambiente escolar, devido às regras exigidas e a visão do professor como uma figura imaculada”.

O livro “Alugo para Rapazes”, editado pela Lamparina Luminosa, será lançado em abril, durante a SP-ARTE, a mais importante Feira de Arte Contemporânea da América Latina, que acontecerá no Pavilhão da Bienal de São Paulo entre 11 e 15 de Abril.

A OMA Galeria fica na Rua Carlos Gomes, 69, Centro, SBC e funciona de Ter. á Sex. 12h ás 19h / Sáb. 10h ás 15h.