Projetos relacionados à Educação de autoria do Executivo foram amplamente debatidos durante as sessões extraordinárias realizadas na última quinta-feira, 22, pela Câmara de São Caetano. Dentre os projetos, três deles apresentaram iniciativas do Legislativo que foram acolhidas pelo prefeito Auricchio, sendo elas a ampliação das parcelas do abono de nove para 11, a redução da distância para acesso ao programa de auxílio transporte escolar de 1,5 km para 700 metros e o projeto de renegociação de dívidas da USCS. Além de terem sido importantes conquistas da Câmara Municipal, a inclusão das iniciativas nos projetos da prefeitura demonstra o entrosamento entre os poderes Executivo e Legislativo na cidade.
O presidente da Câmara vereador Pio Mielo (MDB), pautou sua fala sobre o diálogo entre Câmara e Prefeitura para se encontrar uma solução para a questão das bolsas da USCS, já que o Tribunal de Contas do Estado assinalou que o maior investimento em Educação deveria ser para os níveis Infantil e Fundamentais, obrigações do município.
Uma série de reuniões e discussões foram realizadas entre Câmara, Prefeitura, Secretaria de Educação e Universidade para que se buscasse uma alternativa ao impasse das bolsas. “Nós encontramos uma alternativa.
A partir de critérios exclusivamente sociais, serão ofertadas 200 bolsas para alunos residentes de São Caetano, que comprovadamente tenham vulnerabilidade social”, afirmou Pio.
Segundo o projeto reformulado, entre os critérios para a bolsa 100%, além de ser residente e domiciliado no município, a renda familiar tem que ser de até no máximo três salários mínimos, não possuir recursos suficientes para custear seus estudos e ter cursado todo o ensino médio em escola pública localizada na cidade. Também será ofertada uma bolsa integral por mérito para o aluno com a melhor média no ENEM de cada escola pública de ensino médio localizada em São Caetano.
Além do projeto que concede bolsas de estudos aos alunos da USCS e aos alunos do Instituto Mauá de Tecnologia, também foram votados e aprovados o projeto que permite aos estudantes da USCS renegociarem débitos de anuidades escolares constituídos até o exercício de 2016 e o projeto que concede abono aos servidores da Educação.