Está prestes a ser ativado pela Secretaria de Saúde de São Caetano, o retorno das cirurgias bariátricas no município. Reunião técnica que envolve profissionais de nutrição, psicólogos, endocrinologista, endoscopista e cirurgião, entre outros – se encontrou para desenhar um fluxo de encaminhamento de pacientes para os serviços do Centro Municipal de Obesidade e Distúrbios Metabólicos.
A cidade oferecia cirurgia bariátrica na rede municipal, porém o atendimento foi interrompido há cerca de cinco anos. Agora, o retorno do serviço chegará aos 169 pacientes de uma fila antiga (reservada desde que houve a interrupção) e a mais outros 150 pacientes novos.
Uma comissão do Conselho Municipal de Saúde acom-panhará o andamento da lista de espera e todo o processo do programa.
“Os pacientes do grupo antigo, já confirmados como eletivos à cirurgia, serão reclassificados por índice de massa corpórea e haverá prioridade aos casos mais graves, respeitando-se a ordem cronológica”, explica Adriana Berringer Stephan, diretora de Saúde do município.
Os novos pacientes passarão por endocrinologistas, que avaliarão sua entrada no plano de obesidade. O programa é todo custeado pela Prefeitura de São Caetano do Sul e, agora que a cidade conta com o Centro de Endoscopia, inaugurado em 2017, haverá também a possibilidade de os pacientes serem encaminhados para o procedimento de endoscopia bariátrica.