USCS campus Barcelona

USCS abre consulta pública sobre PPP

A Universidade de São Caetano do Sul (USCS) inicia consulta pública de sua PPP para a prestação de serviços de operação, conservação e manutenção dos campus Barcelona e Centro. A USCS é uma autarquia municipal e essa será a primeira PPP de universidade do Brasil.

O projeto não inclui serviços de natureza pedagógica ou educacional, apenas a execução de obras de readequação e a construção de um novo edifício no Campus Barcelona.

Segundo Bruno Pereira, um dos sócios da Radar PPP, consultoria que trabalhou no início do projeto, em 2015, desenvolvendo o modelo conceitual da PPP e os seus estudos de viabilidade, o Brasil pode ter muitas PPPs para melhorar os campus das suas universidades públicas. “Desta forma, os profissionais dedicados à pesquisa e ao ensino poderão manter-se focados em suas funções, reduzindo o tempo excessivo que hoje é gasto com a área meio (compras, manutenção, limpeza etc.). Adicionalmente, a PPP é um modelo importante no cenário dos orçamentos das universidades cada vez mais pressionados, pois economiza recursos públicos, melhora a infraestrutura e pode aumentar receitas com serviços comerciais no campus”, comenta.

Os interessados em enviar comentários, questionamentos e opiniões sobre as minutas do edital, contrato e anexos poderão fazê-lo até o dia 11/05 por e-mail (ppp@uscs.edu.br).

O prazo de vigência da concessão administrativa é de 20 anos com valor estimado de R$ 158 milhões. No ápice da prestação de serviços da concessionária, o valor máximo de contraprestação mensal será de aproximadamente R$ 1.368.000,00. Vencerá quem solicitar o menor valor de contraprestação mensal.