Algumas candidaturas foram confirmadas durante o final de semana a deputado estadual e federal no Grande ABC (e outras esperam até maio ou junho para se confirmar), que visam a troca de comando na Assembleia Legislativa e a Câmara Federal, e podem deixar de fora figurinhas carimbadas da política há várias eleições. Pelo PSDB de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando deve emplacar o nome da primeira-dama – Carla Morando à deputada federal (ainda em fase de espera), para tirar votos do então deputado Alex Manente do PPS.
Caso aconteça o lançamento da candidatura, Carla Morando pode ter como palanque o prefeito e a primeira-dama de Santo André, além do ex-candidato a prefeito de São Caetano, Fabio Palacio, que agora está no PSD e estará também no palanque de João Doria a Governador do Estado.
Alguns movimentos no tabuleiro
Em outra ponta está Alex Manente deputado federal do PPS, que estará no palanque de Márcio França para governador do Estado, além de contar com a companhia dos candidatos a deputados estaduais, Thiago Auricchio pelo PR e Marcel Munhoz do PPS, um dos líderes do prefeito na Câmara de São Caetano da qual deve ganhar apoio, além é claro, deve receber apoios importantes de alguns prefeitos que estão ligados ao atual governador que quer a reeleição. Por enquanto nenhum candidato do PSDB em São Caetano se pronunciou depois de muitas brigas internas do partido que parece estar rachado.
Outras candidaturas a vista
Se pensam que são só estes a disputarem as eleições de outubro no ABC, se enganam. Tem o Sargento Lobo de Santo André, Ailton Lima – vice-prefeito de São Bernardo, Julinho Fusari – vereador, Ademir Ja-comussi – vereador, Admir Ferro – ex-vereador, além, é claro dos deputados já que estão em final de mandato que pouco ou nada fizeram pela região, mas tiveram seus votos por aqui, os de partidos de esquerda que também querem se eleger e por último àqueles eternos candidatos a qualquer coisa, que ficam só na espera de cair do céu uma vaguinha, mas, não fazem nada para conquistarem seus espaços.
A política é assim mesmo… A população só quer que os próximos legisladores, governador e presidente, sejam responsáveis em seus mandatos e que consigam banir de seus meios os corruptos e ladrões que infestam a política e se perderem o foro privilegiado, caiam na malha fina da justiça.
16 + 1 candidatos à Presidente?
Se todos os pré-candidatos forem confirmados e disputarem as eleições presidenciais em outubro, o Brasil, baterá o recorde de candidatos numa só eleição, ou melhor pessoas que querem tomar conta das finanças do país nos próximos quatro anos e se acham aptos a isso. O total é de 16 pré-candidatos, mais o Lula. Alguns já disputaram as eleições em anos anteriores e perderam, e outros ilustres desconhecidos pela grande parte do eleitorado, acreditam que tem chances de administrar o país, caso o ex-presidente Lula não seja candidato. Tem até ex-presidente cassado no jogo, além de vários candidatos de esquerda que brigam para ser o indicado do PT, caso Lula não possa disputas as eleições. Eis os candidatos: Alvaro Dias – Podemos; Cabo Daciolo – Patriota; Ciro Gomes – PDT; Fernando Collor de Melo – PTC; Flávio Rocha – PRB; Geraldo Alckmin – PSDB; Guilherme Boulos – Psol; Henrique Meirelles – MDB; Jair Bolsonaro – PSL; João Amoêdo – Novo; José Maria Eymael – PSDC; Joaquim Barbosa – PSD; Luiz Inácio Lula da Silva – PT (deve ficar inelegível por ter sido condenado em 2ª instância e não é mais Ficha Limpa); Manuela D´àvila – PC do B; Marina Silva – REDE; Michel Temer – MDB e Rodrigo Maia – DEM.
Presidente do MDB em São Caetano
O presidente da Câmara Municipal de São Caetano, Eclerson Pio Mielo, assumiu a direção do diretório municipal do MDB no município. O fato se deu por conta do ex-presidente e prefeito da cidade, Paulo Pinheiro, se mudar de partido para sair candidato a deputado estadual. Com esta mudança, Pio Mielo, passa a ser uma das referências do partido do Presidente Michel Temer na região.
A decisão também deve passar pela nacional do MDB que ganhou uma dinâmica ainda maior no Grande ABC, que tem como candidato oficial o próprio Temer que quer continuar no poder em 2019.
De inimigo a amigo instantâneo…
Algumas figurinhas não muito, ilustres da política regional são engraçadas. Cantam, cantam e cantam que são contra, xingam, esperneiam, apoia o adversário na última eleição e agora, num passe de mágica está junto novamente? – Dizem que a política é dinâmica, mas o nome deveria ser outro. O que falta é vergonha e sobra cara de pau em pré-candidatos a deputado pela região. Isso quando não jogam para todos os lados e querem ter benefícios em ambos, só para compensar a perda de algum.
E assim vai se mantendo às custas de alguns votinhos entre uma eleição e outro. O povo parece gostar de ser enganado de vez ou outra, não há o que reclamar e o “político brasileiro” continua com seu jeitinho peculiar querendo levar vantagem em tudo.
Mesmo não sendo eleito há vários anos, continua a ganhar dividendos de quando era alguma coisa. E tem outros que pagam para isso acontecer, isso é o pior. Por isso gostam de controlar partidos nanicos.
O grupo Sonho em Ação mais uma vez marcou presença no âmbito social de SCS
No mês de março o grupo Sonho em Ação, liderado por Milene Deranian (foto) propôs o desafio para arrecadação de caixas de bombons, à princípio com destino à duas instituições da cidade, o Núcleo de Convivência Menino Jesus e a Pastoral da Criança da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, situada na Vila São José.
O grupo utilizou-se das redes sociais para divulgação da proposta solidária e contou com a ajuda de mais de 400 amigos participantes, o que resultou na arrecadação final de mais de 600 caixas de bombons, além de outros itens de guloseimas.
Os donativos foram entregues à 11 instituições, além de entregas pontuais para famílias de baixa renda. Dentre as instituições beneficiadas na cidade, além das duas já citadas, também foram agraciadas o Lar Escola, o Projeto Maria Maria do Grupo Misail e a Casa Padre Luis Scrosoppi do bairro Prosperidade.
Em manifestação recente, Milene comentou: “Sabemos que o chocolate é item supérfluo e não possui todos os nutrientes necessários para a alimentação de quem recebe.
Mas com certeza, nossa atitude alimentará a alma e o coração de quem recebe. Fica aqui meu muito obrigada à todos que confiam no projeto e participa de nossas campanhas sociais”.