Continua preso na PF

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

26 de Maio

O prefeito Atila Jacomussi, já acumula algumas derrotas na justiça, por conta de seus pedidos de Habeas Corpus, juntos aos tribunais superiores. Agora está a espera de seu último recurso no STF – Supremo Tribunal Federal, cuja distribuição eletrônica por meio de sorteio caiu no colo do Ministro Gilmar Mendes. Lembrando que o prefeito de Mauá, Atila Jacomussi, foi preso em flagrante Pela Polícia Federal, e seu advogados até o momento não conseguiram revogar sua prisão. Ao todo já ocorreram três derrotas consecutivas através de liminares feitas por seus defensores, o que ainda agravou que na última, o juiz federal da TRF-3, pediu a prisão preventiva do prefeito, porque há indícios de que o prefeito está envolvido em organização criminosa voltada para crimes contra a administração, pública.

Admir questiona Paço municipal

A Câmara de Mauá em sua maioria está questionando a administração municipal por manter contratos com empresas investigadas. Isso acontece 15 dias após a prisão do prefeito Atila e seu secretário de governo João Gaspar que já foi exonerado. Requerimento foi assinado pelos 23 vereadores que querem saber, datas e valores de quando os contratos foram assinados, além de questionar também a qualidade dos produtos serviços as crianças em idade escolar na rede municipal de ensino, bem como as trocas constantes de alguns alimentos por outros. Os vereadores querem saber quantas empresas investigadas estão fornecendo material a prefeitura e desde quando. O requerimento partiu do presidente do Legislativo, Admir Jacomussi.

Exonerações a vista

Aproveitando sua passagem pelo comando do Paço mauaense, a vice-prefeita Alaide Damo, está querendo fazer várias exonerações de pessoas ligadas a seu ex-genro, José Carlos Ororsco. A lista começou pelo diretor da Hurbam (Habitação Popular e Urbanização de Mauá), o Sargento Simões. A lista deve passar também pelo secretário de Educação Fernando Coppola e o secretário de Obras, Gilberto João de Oliveira. A fidelidade ao governo Atila, é o que importa, segundo a vice prefeita.

Será enquadrado?

Tudo indica que o vereador de Santo André, Sargento Lobo pode ser enquadrado pela comissão de ética da Câmara, devido aos acontecimentos da última sessão ordinária do Legislativo, quando foi acusado por quebra de decoro parlamentar por seus pares. De acordo com os vereadores, esta não é a primeira vez que o vereador Lobo desrespeita seu par em plenário, e este caso agora envolveu a vereadora Elian Santana, o qual envolveu a vida particular da vereadora. Durante a sessão, Lobo ainda bateu boca com a vereadora e outros vereadores. O caso agora vai para a comissão de ética do legislativo para verificar a conduta de Lobo, visto que o vereador é reincidente e a pena pode ser advertência escrita, suspensão e, no extremo, perda do mandato.

Incoerente!

Em vídeo veiculado pela deputado Alex Manente nas redes sociais nos últimos dias, ele critica o governo federal e a estatal Petrobrás pelo caos que se instalou com o aumento excessivo dos combustíveis nos últimos dias em todo o país. Esquece o deputado que ele mesmo aprova todos os atos do governo Temer e agora vem defender o povo nas vésperas as eleições. O deputado vem divulgando vários vídeos exaltando sua legislatura e seu apoio inerente ao governo, e criticando e atacando veementemente a administração da cidade que o elegeu. Isso seria coerente? – visto que a cidade de São Bernardo e outras da região estão um caos administrativo por causa deste governo central que nada mais é que a continuação da falida administração petista que foi erradicada de várias cidades. Quem vai acreditar em suas palavras?

Foi empossado na secretaria da Fazenda

O governador Márcio França empossou no início da semana o agente fiscal de Rendas e atual titular da Coordenadoria de Administração Tributária (CAT), Luiz Claudio de Carvalho como o novo secretário estadual da Fazenda. A cerimônia aconteceu no Palácio dos Bandeirantes. Carvalho é o primeiro servidor de carreira a ocupar o posto mais importante da pasta. Ele substitui Helcio Tokeshi, que deixou o cargo após um ano e nove meses.

Biovida é o novo convênio de São Caetano

A empresa Biovida Saúde, será a responsável pela oferta de plano de Saúde aos servidores públicos municipais de São Caetano, tanto para os funcionários do executivo quanto do legislativo, atingindo todos os 15.170 funcionários ativos e inativos. O convênio foi assinado na última segunda-feira pelo prefeito José Auricchio Júnior, e acaba com um período de 145 meses sem atendimento por empresa especializada ao funcionalismo, que estava sendo atendido por uma área específica da Saúde emergencialmente. Cada plano individual do plano de saúde custará 129 reais, sendo que o funcionalismo pagará o máximo de 1% do valor, dependo de sua faixa de salário, sendo que a mais baixa terá desconto de 0,5% na folha de pagamento.

Mais uma de Mauá…

O Sindserv e a administração de Mauá até o momento não entraram em acordo e criaram um impasse técnico sobre o reajuste do funcionalismo municipal, o sindicato da categoria exige um mínimo de 4% de reajuste nos vencimentos de todo o funcionalismo, além da ampliação do auxílio alimentação e sua divisão em duas faixas: R$ 410,00 para quem recebe até três vezes o menor vencimento e R$ 200,00 para os demais servidores. Diante da acefalia política, a Administração municipal não foi capaz de absorver a proposta dos funcionários e pediu mais tempo para fazer novos estudos. Há a possibilidade de retomar a proposta de abono para as menores faixas salariais ou a disjunção de percentuais por faixa salarial.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.