Trupe Pequeno Teatro de Torneado apresenta “Palpitação” em Ribeirão Pires

A programação de Junho do Sitio Cultura Alsácia, se inicia com o poético Palpitação, que completou temporada no mês de Abril deste ano no Espaço Parlapatões. Nesse espetáculo dois atores estão em cena contando uma história de afeto através da liberdade de seus corpos. E, no final de semana dos dias 02 e 03 de Junho, Ribeirão Pires será prestigiada com este espetáculo.

O coletivo, indicado ao Prêmio Shell de 2015 na categoria Inovação, e que ficou reconhecido por montagens com elencos numerosos, como o de Peter em Fúria, dessa vez investe em uma dupla de atores: Pitty Santana e o dramaturgo e diretor William Costa Lima. Os dois atores estão em cena em um instigante jogo, amparados pelo olhar e pelo treinamento em Teatro-Dança trazido pela pesquisadora Erika Moura. A iluminação é assinada por André Prado e propõe um sensível jogo de olhares para territórios como o centro, a periferia e a ideia contemporânea de margem.

O oitavo espetáculo da Trupe, através de décadas de uma relação entre uma prostituta e um marinheiro, a transformação de um vilarejo em uma cidade. O abandono da pesca pela industrialização do vilarejo em uma cidade de processamento de arroz traz um questionamento sobre a expansão dos territórios e a influência dos processos de modernização diante da natureza e suas influências nos lugares intuitivos e afetivos do homem contemporâneo.

Nos últimos anos, após intensas buscas estéticas que exigem grandes cenografias e montagens repletas de grandes elencos, o coletivo se viu na necessidade de pesquisar o essencial para se contar uma história. Para tal mergulho, a narrativa se faz presente como estética predominante e se amparou na primeira experiência de se montar uma dramaturgia autoral de William Costa Lima, deixando que as influências do processo colaborativo reverberassem na encenação e na experiência dos atores. Em Palpitação, as imagens narradas são colocadas numa espécie de confronto afetivo com os lugares sociais que damos a elas. O dramaturgo teve livre inspiração na obra As Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino e nos conceitos de Zygmunt Bauman sobre as ideias de modernidade líquida.

Para esse novo espetáculo, o Pequeno Teatro de Torneado pesquisa caminhos para uma encenação simples, sem grandes aparatos técnicos, livre de artificialidades, deixando o corpo do ator e suas possibilidades como sendo o verdadeiro espetáculo. Para isso, todos os elementos são revertidos para uma experiência de sinergia entre atores e plateia e é nesse lugar que entra a experiência do Teatro-Dança de Erika Moura, alongando a percepção dos artistas da cena e evocando a necessidade da partilha acontecer num lugar de intimidade, onde o artista possa abrir mão da representação, dirigindo o seu discurso diretamente ao imaginário do espectador, levando-o a participar da trajetória proposta pela narrativa e se reconhecer nela.

SERVIÇO DA ATRAÇÃO

Espetáculo “Palpitação”
Dias 02 e 03 de Junho, Sábado e Domingo às 19h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia)
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos

Sítio Cultural Alsácia
Rua José Lopes Ventura, 322 – Vila Suissa – Ribeirão Pires / SP
Pagamento, por enquanto, somente em dinheiro, bistrô no local.
Maiores Informações: www.torneadoemrede.com ou (11) 94794-4669