Pela primeira vez na história do Legislativo sancaetanense, foi feita licitação para contratação de agências de publicidades para tratar das divulgações da Câmara Municipal. No final dos anos 80, na administração Tortorello, cujo presidente da Câmara na época era o vereador Antonio José Dall’Anese, já se ensaiava os primeiros passos nas publicações oficiais independentes do Legislativo, tendo como base o então Jornal de São Caetano, e no biênio seguinte com o então ex-vereador Maurilio Teixeira Martins. Mas não vingou a tentativa, que foi barrada, para os próximos biênios. Agora quase 20 anos depois, o presidente Pio Mielo, consegue, implantar oficialmente através de licitação imparcial, a indicação de duas agências de publicidade – CIN comunicação Integrada e Octopus Comunicação, para gerir as verbas da publicidade oficial, dando início ao novo ciclo na Câmara Municipal.
Serra anuncia apoios
Dando prosseguimentos aos preparativos para as próximas eleições, o prefeito de Santo André, Paulinho Serra, dias atrás já declarou quem receberá seu apoio durante as próximas eleições para deputados estaduais e federais que concorrerão pelo município. Para deputado estadual, quem deverá ganhar o apoio do chefe do executivo são os vereadores Professor Minhoca do PSDB e o presidente do Legislativo, Almir Cicote filiado ao Avante, e para deputado federal, os vereadores Ailton Lima do PSD e Edson Sardano do PTB. De acordo com o prefeito Serra, é importante o apoio a candidatos do município, porque serão eles que trarão benefícios para a cidade, que hoje só conta com um representante que é do PT e está ligado ao ex-prefeito.
Prefeita pressionada
Alaíde Damo, vice-prefeita de Mauá em exercício desde a prisão do titular Atila Jacomussi, há um mês atrás, vem sendo pressionada, agora pela base aliada e não pela oposição. Se a oposição queria o impeachment do prefeito, os aliados querem o fim da taxa do lixo no município ou que seja modificada o tipo de cobrança que é totalmente desigual entre à população. Segundo os vereadores, enquanto que uma casa que destina até 10 metros cúbicos de lixo paga pouco mais de 100 reais/ano, as propriedades que destinam até 400 metros cúbicos, pagam o valor de mais de 2000 reais ano. Nada mais justo, refazer os cálculos para beneficiar a população mais pobre ou acabar de vez com a taxa. A prefeita interina parece que não está tendo muita conversa com sua base não. Vamos aguardar.
Se deu muito bem… depois da greve
O governador Marcio França, durante a greve dos caminhoneiros, fez o que o governo federal deveria ter feito, para barrar o mais rápido possível a paralisação que afetou toda a malha viária do país, a população e o transporte via estradas, causando um caos total por 10 dias, dando prejuízos incalculáveis à inúmeras empresas que pararam a produção, o agro negócio que teve perdas enormes, além dos baderneiros infiltrados na greve para causar pânico a quem queria trabalhar. A sensibilidade do governador chamou a atenção do problema para si, visto que o presidente Temer perdeu as rédeas nas negociações e a Petrobras, que estava irredutível na redução dos custos do diesel, causadora do problema que ainda vai se arrastar por muito tempo, e que recairá sobre toda a população pagar por mais uma arbitrariedade do governo. Se deu bem Marcio França, por que saiu do ostracismo das últimas colocações nas intenções de votos paras as próximas eleições e passou a frente do candidato petista e agora é o terceiro colocado.
Mais um problema para a população de Mauá
Nos próximos dias, a Fundação do ABC encerrará as atividades e os vínculos com a cidade de Mauá, por causa das dívidas acumuladas do município orçadas em mais de 120 milhões com a entidade regional, desde o ano de 2015, na administração do ex-prefeito Donizete Braga e após a assinatura do novo contrato não foram quitados os débitos. Quem vai sair perdendo será a população que deverá cobrar a administração municipal para que tomem medidas urgentes, para que os serviços básicos de saúde não sejam paralisados com o rompimento do contrato. A Fundação já vinha cobrando o atual prefeito desde os primeiros dias da atual administração, mas nada foi feito para sanar o problema, e todas as negociações foram fracassadas. A medida vai afetar diretamente o atendimento no maior hospital do município, o Radamés Nardini e todas as unidades de saúde da cidade.
Candidato sendo encrencado
O ex-prefeito Luiz Marinho de São Bernardo, candidato ao governo do Estado pelo PT – teve seu nome envolvido pela direção da construtora OAS, juntamente com o de ex-presidente Lula. Segundo o empreiteiro Leo Pinheiro, tanto Lula como Marinho foram beneficiados pelo contrato feito entre a empresa e a prefeitura para o obra do Centro Seco, obra esta contratada via PAC federal e estava orçada inicialmente em 294 milhões de reais e já está na casa dos 353 milhões e ainda não foi concluída, obra esta também que usa recursos municipais. Segundo o delator, Marinho foi um dos beneficiados pela contratação da obra, que também envolve o projeto do piscinão do Paço Municipal que estava com as obras paralisadas desde o final da administração petista que somente conclui 72% do projeto original.