Vanessa Damo vence a primeira

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

16 de Junho

A ex-deputada estadual cassada, Vanessa Damo, obteve na justiça o direito de conversar com sua mãe nas dependências da prefeitura, o que lhe havia sido proibido através de ação movida por um advogado mauaense. Em despacho da justiça, o juiz alegou que ninguém pode proibir de uma filha conversar ou aconselhar sua mãe, só porque ela é prefeita – Alaíde Damo, podendo isso acontecer em sua residência ou na própria prefeitura. Vanessa só não pode assumir cargo público por força da lei, de resto está liberada pela justiça. Ponto para a família Damo, que pode agora dar seus palpites na administração para que a cidade de Mauá, seja melhor administrada, visto que a atual prefeita é inexperiente em cargo público de relevância.

Enquanto isso em Tremembé!

O prefeito Atila Jacomussi, preso há mais de um mês dentro da Operação Prato Feito – por desvio de verba da merenda escolar juntamente com seu secretário de governo, foi denunciado pelo Ministério Público Federal agora. Atila foi preso em flagrante guardando em sua residência quase 90 mil reais, segundo a Polícia Federal, fruto de propinas, enquanto seu secretário tinha aproximadamente 600 mil reais em sua casa. Ambos estão guardados agora no presídio federal em Tremembé interior de São Paulo. A situação do prefeito queira ou não é mais confortável que a de seu secretário, Atila aguarda o julgamento de um Habeas Corpus que está sob a mesa do Ministro Gilmar Mendes e não tem data para dar seu parecer… Enquanto isso mais denúncias aparecem contra ele, agora é o caso dos uniformes escolares e lavagem de dinheiro…

Taxa do lixo de São Caetano

Uma ação popular pede a extinção da taxa cobrada junta a conta da SAESA, por ser abusiva segundo alguns entendimentos, por isso a movimentação em torno de sua separação da taxa da água e consequentemente sua extinção. A taxa, como é constitucional não pode ser revogada, mas, pode ser melhorada e aprimorada, e é o que deve acontecer em breve. Uma das novidades seria o desmembramento da SAESA e posteriormente efetuar estudos visando a ampliar as faixas de consumo, fazendo com que a mesma baixe o valor automaticamente. Esse deve ser um dos próximos projetos a serem debatidos pelo Legislativo que pede também o auxílio dos vereadores para chegar a um consenso.

DEM e Doria juntos

Apoio importante conseguiu o candidato ao governo do Estado, João Doria nos últimos dias, com a adesão a sua campanha do partido DEM, visto que seu candidato oficial Rodrigo Garcia nas eleições estaduais, desista de concorrer ao cargo majoritário, para ser seu vice na chapa do PSDB. Isso em âmbito estadual, em federal ainda não tem nada definido se o partido irá apoiar o ex-governador Geraldo Alckmin ou correr com as próprias pernas na corrida presidencial. A desistência de Garcia também implica na indicação de apoios as candidaturas de Ricardo Trípoli para deputado federal, Cauê Macris Mara Gabrilli para deputada estadual e para o senado ainda não há um consenso, mas deve ser um candidato do PSDB.

Novos membros no Podemos

O presidente da comissão provisória do Podemos 19, de São Caetano, Luiz Antonio Cicaroni, contente está com a ampliação do quadro de membros de seu partido na cidade. Durante esta semana, mais um membro de peso, e possível candidato a vereador nas próximas eleições, se juntou a sigla assinando a ficha de filiação. Trata-se de Alberto da Farmácia – suplente de vereador que na última eleição obteve 810 e fez parte da coligação do ex-prefeito Paulo Pinheiro, derrotado nas últimas eleições municipais.

Samuel Oliveira

Samuel Oliveira

Jornalista e conta o que de melhor (ou pior) acontece nos bastidores da política da região do ABC.