O esporte competitivo de São Caetano do Sul, que já tem números bastante positivos em termos estaduais e nacionais, arrebatou nesta primeira quinzena de junho territórios sul-americanos, com as conquistas de medalhas na ginástica artística, no tênis de mesa e no taekwondo.
Marcos Siarvi, coordenador de esportes de alto rendimento de São Caetano do Sul, credita à base os bons resultados de atletas que disputam pela cidade nas seleções brasileiras. “É um trabalho que se iniciou lá nos anos de 2007 e 2008, com a estruturação da base em todos os esportes. Temos atletas como o Vitor Ishiy (tênis de mesa) e o Arthur Zanetti (ginástica artística) que são pratas da casa e demonstram o grau de evolução a que chegou o trabalho de base realizado no Esporte de São Caetano do Sul”, explicou Siarvi.
GINÁSTICA
Campeão olímpico e mundial, Zanetti (atleta da SERC/São Caetano) venceu as provas de Salto, Argolas e Equipes nos Jogos Sul-Americanos de Ginástica Artística de Cochabamba (Bolívia), no final do mês de maio. Arthur teve nota 14.263, na média dos dois saltos. Na decisão das Argolas, Zanetti melhorou sua série no aparelho em que é campeão olímpico e mundial e levou nota 14.950 e a medalha de ouro. O brasileiro Caio Souza ficou com a medalha de bronze (14.280), mesma nota do argentino Federico Molinari. “Salto é algo inesperado, mas eu estava querendo muito esse resultado”, disse Zanetti, que disputará o Mundial de Doha (Catar), de 25 de outubro a 3 de novembro.
TÊNIS DE MESA
Entre 2 e 7 de junho foram realizados os Jogos Sul-Americanos de Tênis de Mesa, em Cochabamba, na Bolívia. A delegação conquistou 10 medalhas, sendo oito de ouro e duas de bronze, com destaque para a atuação de Bruna Takahashi e Vitor Ishiy. “Gostaria de destacar o apoio que a cidade de São Caetano do Sul dá ao Tênis de Mesa, e proporciona as condições necessárias para o desenvolvimento do potencial destes jovens atletas, além de colocar à disposição uma equipe técnica de qualidade composta pelos treinadores Nelson Kusuoka, Francisco Arado, Lincon Yasuda, o preparador físico Irio Pompemayer, com a coordenação de Vanda Tormar”, complementou Paco.
TAEKWONDO
Após ter conquistado o bronze no Grand Prix de Roma de Taekwondo, Maicon Andrade seguiu para disputar os Jogos Sul-Americanos de Cochabamba 2018 e administrou o favoritismo ao se tornar campeão com uma ‘goleada’ sobre o argentino Leandro Sio Martin (13 a 0), na decisão da categoria mais de 80 kg. Atleta mais bem colocado do ranking olímpico (23º do mundo), Maicon não precisou lutar as quartas de final, passando direto à semifinal.