A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida (Sedef) de São Caetano do Sul está de casa nova. Desde a última segunda-feira (11/06), os atendimentos são realizados na Alameda Conde de Porto Alegre, 800, portão 3 (ao lado da Fundação Anne Sullivan), no Bairro Santa Maria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O novo telefone para contato passa a ser 4221-7526.
A Sedef é responsável pelas ações que contribuem para a implantação de políticas públicas que visam a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e de suas famílias, bem como promove a articulação entre órgãos e entidades da Prefeitura e dos diversos setores da sociedade civil.
Dentre os projetos realizados, destacam-se o acolhimento, atendimento e orientação aos munícipes e familiares; parcerias com instituições e associações que amparam a pessoa com deficiência; fornecimento de equipamentos de tecnologia assistiva; acompanhamento de programas sociais; promoção de atividades inclusivas culturais, educativas e esportivas; cursos de Libras, palestras, debates e ações de capacitação da pessoa com deficiência e de funcionários que prestam atendimento a esse público. Completam a grade de serviços prestados, a distribuição de prótese auditiva, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, suporte para a emissão do Cartão DeFis-Semob, parceria com os programas Mover e Inclusão Escolar (Secretaria Municipal de Educação), Esporte Comunitário – PEC Inclusivo (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude) e Ballet Adaptado (Secretaria de Cultura). Atua, também, em parceria, auxiliando e acompanhando as propostas do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped).