Escola Infantil com foco em conforto ambiental é inaugurada São Caetano

A mais nova escola municipal de São Caetano chega com moderno tratamento ambiental, para oferecer às crianças um espaço de aprendizado confortável, seguro e estimulante. A inauguração da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Profª Telma Silvia de Aguiar Brito, no Bairro Barcelona (Rua Nazareth, 111) é neste sábado (30), às 10h30.

A Prefeitura equacionou o problema das vagas no início do ano passado e tem trabalhado para qualificar ainda mais a Educação Infantil, segundo o prefeito José Auricchio Jr.

“São Caetano não tem fila de espera, e essa nova escola é símbolo da qualidade que queremos imprimir em termos de aprendizado e conforto”, afirma o prefeito.

“Essa EMEI foi construída e equipada com o que há de mais moderno”, diz a secretária de Obras e Habitação, Maria de Lourdes da Silva.

Já a secretária de Educação, Janice Paulino Cesar, destacou que o piso das salas de aula foram feitos de material de fácil limpeza e que amortece quedas. Além de seguro, o piso traz ilustrações que estimulam a criatividade. “A escola terá alunos de 4 meses a 5 anos. Contando com sete salas de aula, amplo solarium, cozinha toda feita em aço inox e pátio coberto para atividades livres, a escola tem capacidade para até 130 crianças em período integral ou 150 em meio período. Ela abrirá com cerca de 100 crianças em período integral.

As obras tiveram investimento estimado em torno R$ 2,5 milhão e serão complementadas por interferências na área externa. As calçadas e ruas do entorno ainda serão objeto de uma adequação viária que levará em conta a inauguração do hospital Albert Sabin, vizinho da escola.

Conforto térmico e ambiental: janelas que permitem a incidência de luz e ventilação natural. Há também um sistema de ventilação natural que permite a contínua renovação do ar no ambiente.

100% de acessibilidade: banheiros adaptados, portas amplas e nenhum obstáculo para cadeirantes, além de piso tátil para a orientação de deficientes visuais.

Primeira escola de São Caetano toda em LED: além de proporcionar economia de energia e maior conforto térmico, a iluminação em LED tem maior vida útil.

Piso drenante: para a área de circulação externa foi instalado piso que permite o escoamento da água para o solo.

Pisos e paredes laváveis: o piso vinílico em manta foi empregado nas salas de aula como solução para a manutenção e limpeza. As paredes são pintadas de cores claras e os pisos trazem temas lúdicos, de modo a estimular o desenvolvimento cognitivo, o imaginário e a criatividade das crianças.

Vale a pena lembrar

As obras desta escola foram iniciadas em 2015, com previsão de entrega no final de 2016, o que nunca aconteceu, sendo abandonadas pelo ex-prefeito de Paulo Pinheiro. Na época o ex-prefeito instalou uma cápsula do tempo no terreno da escola no inicio de suas obras. Esta seria a primeira e única obra de relevância da administração anterior e que nunca foi concluída.