Geração de empregos em Santo André continua positivo em 2018

Segundo dados do Caged, cidade mais contratou do que demitiu no consolidado dos cinco primeiros meses do ano; novos empreendimento aparecem na cidade

O município de Santo André segue com saldo positivo de criação de empregos neste ano, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. No consolidado dos cinco primeiros meses de 2018, o saldo é de 164 vagas, que é a diferença entre contratações e demissões no período.

Outro dado significativo é o aumento de oportunidades no setor industrial. De acordo com pesquisa feita pela Fiesp e Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), a diretoria do CIESP Santo André (que engloba ainda Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra), criou 250 vagas na indústria no mês de maio.

“Nosso trabalho em busca de criação de empregos para Santo André segue sendo feito diariamente, para que a cidade volte aos trilhos de uma melhor economia, e consequentemente com crescimento nas demais áreas. O resultado está cada vez mais claro, consolidando Santo André como um grande gerador de oportunidades”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Novo empreendimento

Confirmando a retomada da economia da cidade, Santo André ganhou mais um novo estabelecimento. Um grande hortifruti foi inaugurado no cruzamento da rua das Figueiras com a avenida Prestes Maia. Cerca de 200 empregos, entre diretos e indiretos, foram criados com o novo espaço, que soma 2,6 mil m² de área e que tem a perpectiva de atender 2,5 mil clientes por dia.

“Estamos reinserindo Santo André como um destino atrativo para os investidores, a partir de um choque de gestão que recuperou o crédito da cidade e voltou a impulsionar o crescimento econômico. Voltamos a ser protagonistas no cenário econômico nacional, atraindo novos empreendimentos e gerando emprego e renda para a nossa gente”, finalizou o prefeito.

Iniciativas

Em um ano e meio, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, já lançou diversos programas. Primeiramente, o Via Rápida Empresa, que chegou para combater a burocracia e reduzir, de cerca de seis meses para apenas um dia, o tempo para se abrir um empreendimento na cidade. Pouco depois, a administração reabriu o CPTER (Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda), o banco de currículos da cidade, e lançou a Sala do Empreendedor Andreense para orientar, atender e incentivar a regularização dos novos empreendedores do município.

Já em 2018, o Banco do Povo Paulista também foi reaberto, para facilitar empréstimos aos micros e pequenos empresários, que por sua vez também geram empregos. Entre as ações voltadas ao empreendedorismo também estão o lançamento do programa JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e outras parcerias com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que construirá sua nova sede regional em Santo André.