Os munícipes que passarem pelo térreo 1 da Prefeitura de Santo André, poderão conferir imagens da exposição itinerante “A arte negra na cultura brasileira”, do artista plástico Elifas Andreato. As obras estão expostas no mural e ficarão disponíveis para visitação até o dia 20 de julho. A exposição foi organizada pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.
“É muito importante receber a exposição, pois ela se propõe valorizar o trabalho do artista plástico Elifas Andreato, e o reconhecimento de sua obra é, indiretamente, uma forma de reconhecimento do valor dos afrodescendentes no campo das artes e da cultura nacional”, afirmou o presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Edson Rodrigues Veloso.
Os trabalhos da exposição retratam a abolição da escravatura brasileira e o que ela representa 130 anos depois. São 12 obras, que através da arte e da cultura, representam o papel do negro na sociedade. Elifas Andreato é paranaense, artista gráfico e jornalista. Sua carreira começou em 1965, quando trabalhava como torneiro mecânico na Fiat Lux, em São Paulo, e começou a pintar painéis que decoravam os bailes da fábrica nos finais de semana.