Ocupação Estranhos Atratores leva ao festival de inverno de Paranapiacaba uma mostra da atual cena cultural independente produzida no ABC paulista
Neste sábado (28), a partir das 12h na Escola Estadual Senador Lacerda Franco s/n, em Paranapiacaba, a ocupação Estranhos Atratores apresentará ao público do festival de inverno um panorama da arte independente produzida na região.
Serão 7 horas de apresentações culturais gratuitas com shows das bandas Krias de Kafka, TAKE 9001, Giallos, Der Baum e Giant Jellifish. A ocupação terá ainda exposição de quadros de Rodrigo Silva, oficina de moda com Renata Regis, lançamento do livro “A Saga do Rivo”, de Eduardo Kaze, bate papo sobre feminismo com Fhoutine Marie, banca de livros da Estranhos Atratores e, fechando o evento, tour macabro pela Vila, revelando lendas e mitos do local.
“Conseguir levar tantos artistas independentes para o festival de inverno é resultado de um trabalho quase invisível que realizamos há anos na região. Disputamos um edital e finalmente vamos levar (depois de 17 anos de FIP) alguns dos melhores expoentes da contra-cultura do ABC para se apresentar na vila”, conta Jairo Costa, editor da Revista Mortal e autor do livro Paranapiacaba lendas e mitos.
“Uma ocupação como essa possibilita que grupos do underground que historicamente estão à margem do financiamento público da cultura, tenham a oportunidade de participar de um festival importante como o Festival de inverno”, complementa Ana Mesquita, produtora cultural.
Para Eduardo Kaze, escritor e vocalista da banda TAKE 9001, “é um privilégio viver essa época que, apesar de obscura socialmente, fomenta a obstinação dos artistas e eleva a criatividade nascida na escassez e no empenho dos que não desistem. A ocupação da Estranhos Atratores ilustra isso: a resistência dos que não tem escolha senão manter-se em marcha.”
Tour macabro:
fantasmas e assombrações de Paranapiacaba
Além das belezas naturais da serra do mar e do passado ferroviário, Paranapiacaba também ficou conhecida por suas lendas e mitos e durante a ocupação, Léo Alves (ator e guia ambiental) e Jairo Costa promoverão um Tour Macabro pelas ruas da vila, levando o público a conhecer lugares supostamente habitados por fantasmas. O passeio com vagas limitadas visitará o teatro Lyra Serrano, balanço, pau da missa, pousada dos solteiros e museu do castelinho.
Serviço:
Ocupação Estranhos Atra-tores – Grátis
Das 12 às 19h
Escola Estadual Senador Lacerda Franco, Av. Ford s/n – Paranapiacaba