Quintas Musicais leva moda de viola ao Sesc Santo André

Realizado desde 2012, o projeto Quintas Musicais oferece gratuitamente shows temáticos no Sesc Santo André em todas às quintas-feiras do mês. As apresentações acontecem sempre às 20h, e são uma ótima opção de lazer após os compromissos, tarefas e rotina diária, para dar às quintas-feiras o tom de véspera do final de semana. Além de shows gratuitos, a unidade também oferece um cardápio temático especial a cada edição do projeto.

Neste mês, o Quintas Musicais faz um mergulho na música caipira e exalta um de seus principais símbolos: a viola. Os grupos que se apresentam no Palco da Comedoria combinam as raízes da música caipira com influências de ritmos como baião, choro, cateretê, maxixe, transitando entre a música rural e urbana.

Entre os destaques da programação estão o Duo Canta Viola e Banda, que apresenta um repertório de músicas regionais de diferentes lugares do Brasil; Ronaldo Sabino e os clássicos da música caipira, entre poemas e anedotas; a dupla Fabiola Mirella e Juliana Andrade cantando no show O Feminino na Viola Caipira; e o Grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira com o show Brasil Raízes.

Duo Canta Viola e Banda – dia 9/8

Formado por Laura Campanér e Zé Terra, o duo sobe ao palco acompanhado pelos músicos Daniel Teles e Fábio Daros para apresentar um repertório tipicamente regional, que passeia pelas diferentes regiões musicais no Brasil. O show destaca o universo sonoro da viola caipira através da canção popular com músicas de diversas cantos do país, além de canções consagradas da música regional.

Ronaldo Sabino – dia 16/8

Um show divertido e emocionante, com anedotas, poesias e um repertório variado, contendo grandes clássicos do universo caipira e regional, além de músicas autorais. Ronaldo Sabino mostra a versatilidade da viola caipira ao executar clássicos instrumentais como Brasileirinho, entre outros. Em um momento de descontração, Sabino faz um passeio envolvente por vários estilos musicais, e é acompanhado por Marcos Prado (violão e voz) e Jean Fransérgio (baixo e voz).

O Feminino na Viola Caipira, com Fabiola Mirella e Juliana Andrade – dia 23/8

As violeiras paulistanas, cantoras e compositoras, apresentam um show que mostra toda a força das mulheres e suas habilidades com a viola. Fabíola Mirella é violeira paulistana, cantora e compositora, formada em licenciatura em música pela Universidade UniSant’Anna. Começou sua carreira musical em 1999 na Orquestra de Viola de São José dos Campos regida, na época, pelo violeiro Braz da Viola. Juliana Andrade recebeu no ano de 2000 o título de “Princesa da Viola” que foi concedido pelos ouvintes e telespectadores da Rádio e TV Cultura de São Paulo. A violeira é uma excelente contadora de histórias, instrumentista e cantora.

Brasil Raízes, com Grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira – dia 30/8

O grupo de Viola Caipira Cordas da Mantiqueira foi fundado e é regido por Oliveira Neto. Composto por mais de uma dezena de violeiros que pesquisam a viola e sua história, o grupo traz um repertório composto pela verdadeira música de raiz.

O Sesc SANTO ANDRÉ fica na Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar. Informações: 4469-1311.