Em comemoração ao Dia do Advogado celebrado anualmente no dia 11 de agosto, o Vereador César Oliva solicitou à presidência da Câmara Municipal de São Caetano do Sul a realização da Sessão Solene em comemoração à data, que ocorreu no dia 10 de agosto e homenageou diversos profissionais com bons serviços prestados ao Município. Oliva é o único advogado entre os 19 vereadores eleitos.
Em discurso, o Parlamentar destacou a importância da advocacia na formação da sociedade e parabenizou todos os advogados presentes à Sessão. “A homenagem é para aqueles que lutam pelo exercício da justiça e cidadania com coragem, bravura e respeito às leis. É uma honra ser advogado, e mais do que isso, ser o único Vereador representando os advogados na Câmara Municipal. Então mais do que nunca eu tenho a responsabilidade de representar a classe, pedir a Sessão Solene, discursar em prol dos advogados e defender os interesses da categoria no dia a dia da política da cidade”, afirma César Oliva.
Na ocasião, o Edil homenageou a Dra. Ana Carolina Serra, Professora do curso de Direito da USCS e no discurso o Dr. João Paulo Borges, Vice-Presidente da OAB de São Caetano do Sul. “Na figura deles parabenizo todos os advogados e advogadas e que a justiça esteja sempre em boas mãos”, diz César Oliva.
O Dia do Advogado surgiu para comemorar a inauguração das duas primeiras escolas de Direito do Brasil, fundadas em 1827 pelo imperador D. Pedro I. Elas foram instaladas em Olinda, Pernambuco, no Mosteiro de São Bento (atual Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco), e em São Paulo (atual Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo). Tendo em vista que o então imperador havia proclamado a Independência do Brasil alguns anos antes e criado, em 1824, a nossa primeira Constituição, era primordial que se formassem profissionais brasileiros para executar e aplicar as leis e é por essa razão que escolas foram fundamentais.