Com os vestibulares se aproximando, começa a corrida pelos livros de leitura obrigatória – o que pode ser um peso a mais no orçamento familiar. Segundo um estudo divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros no início deste ano, o valor médio de um livro no Brasil é R$ 40,31.
Uma alternativa simples e econômica é recorrer ao acervo das bibliotecas municipais, onde se pode ter acesso não apenas aos clássicos requeridos pelos vestibulares, mas, também, a títulos que figuram no topo da lista dos mais vendidos. Em São Caetano do Sul, as bibliotecas municipais Paul Harris e Esther Mesquita somam quase 50 mil livros, entre títulos literários, didáticos, de autoajuda e best-sellers. E periodicamente recebem livros novos. “Fazemos compras com base nos títulos mais vendidos e nas obras que ganharam prêmios. E os próprios frequentadores podem fazer sugestões de compra”, diz a secretária de Educação Janice Paulino César. Se o livro é adquirido, o autor da sugestão é logo notificado pela biblioteca.
O acervo está disponível a qualquer pessoa para pesquisa no local e, exclusivamente aos sócios, para empréstimo. Os moradores de São Caetano podem se associar às bibliotecas levando um comprovante de residência. Menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais. Cada sócio tem direito a levar dois livros por vez por um período de 7 a 15 dias, conforme o título.
Além de pesquisa e empréstimo, os frequentadores das bibliotecas da cidade também têm um espaço troca-livros à disposição. “Podem ser trocados livros de qualquer gênero, em boas condições de uso”, diz Ana Maria Guimarães Rocha, coordenadora do sistema de bibliotecas de São Caetano do Sul. E quem tiver livros parados na estante pode doá-los às bibliotecas. “Para cumprir sua função, livro precisa circular”, diz a bibliotecária.
Serviço
Biblioteca Municipal Paul Harris
Endereço: Av. Dr. Augusto de Toledo, 255 – Bairro Santa Paula.
Acervo: aproximadamente 34.000 livros.
Telefone 4229-1214.
Biblioteca Municipal Esther Mesquita
Rua Boa Vista, 150, Bairro Boa Vista.
Acervo: aproximadamente 13.000 livros
Telefone 4238-0524.
Horários de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.