A vila de Paranapiacaba conta com algumas novidades que podem ser conferidas no feriado prolongado do dia 7 de setembro, Dia da Independência. A Casa da Família Ferroviária reconstitui uma casa de trabalhadores da ferrovia da década de 1930. Para quem curte caminhar ou andar de bicicleta a opção é a Rota da Madeira, que resgata antigo caminho para o transporte de madeira para a produção de móveis e carvão. A vila ferroviária, considerada patrimônio histórico nacional, conta ainda com série de museus que resgatam a história da ferrovia, além de trilhas em meio à Mata Atlântica, entre outras opções.
A Casa da Família Ferroviária está instalada na Rua Fox, 438. O local conta com cozinha, sala de estar, quarto e quarto de costura decorados com móveis, equipamentos, utensílios, vestuários e elementos decorativos de época e reconstitui uma casa das décadas de 1930. Há ainda uma exposição de fotos históricas. Os ingressos, com visita guiada, custam R$ 3,00.
Com 34 km de extensão, a Rota da Madeira remete ao início do século XX, quando a região foi produtora de madeira utilizada em construções e na produção de carvão. Totalmente sinalizado, o trajeto pode ser percorrido a pé ou de bicicleta, com partida e chegada no Locobreque, na entrada da parte baixa da vila.