Paranapiacaba recebe Festival de Fotografia

No fim de semana o público poderá conferir exposições, entrevistas e feira de publicações; evento terá presença de fotógrafos reconhecidos

A Vila de Paranapiacaba, em Santo André, local procurado por muitos fotógrafos amadores e profissionais para a realização de ensaios, terá um evento destinado à fotografia no próximo fim de semana. Trata-se do Festival de Fotografia de Paranapiacaba, a ser realizado hoje 15, a partir das 9h30, e amanhã (16), a partir das 10h, em espaços como o Clube União Lira Serrano e o Antigo Mercado, entre outros. A atividade é gratuita.

Segundo o idealizador do evento, João Kulcsár, o objetivo do encontro é estimular uma troca entre profissionais e amantes da fotografia, educadores e alunos, potencializado por um local propício a se tornar um museu a céu aberto. Kulcsár é mestre em Artes pela Universidade de Kent (Canterbury, UK) e professor visitante na Universidade de Harvard, além de coordenar um projeto de Alfabetização Visual.

Entre os convidados para as mesas de conversas, Claudia Andujar, João Roberto Ripper, Alexandre Sequeira, Evandro Teixeira, Nair Benedicto, Jailson de Souza (Observatório de Favelas – RJ), Rubens Fernandes Jr., Thyago Nogueira (IMS) e Denise Camargo, além de nomes que participarão das programações das casas parceiras, as Estações, que abrigarão pequenas exposições, bate-papos e lançamentos. Na Estação Vento Leste já estão confirmados os fotógrafos Márcio Vasconcelos, Érico Hiller e Marcos Piffer.

Nos dois dias a programação contará com exposições, entrevistas e outras atividades no Clube União Lyra Serrano. No Antigo Mercado o público poderá conferir a feira de publicações e lançamento de livros. Estão previstas ainda ações educativas, oficinas para crianças e adolescentes, palestras, além de projeções noturnas e uma câmera obscura gigante. Confira a programação completa a seguir.

Outras atrações – O festival contará com a Estação Alfabetização Visual, na rua Campos Sales, nº 458, que será o ponto de encontro de formação para crianças, adolescentes e professores da rede pública. O espaço abrigará com atividades lúdicas, brinquedos, câmeras de orifício, caleidoscópios, laboratório fotográfico, lanterna mágica, jogos com imagens e oficinas.

No local estará também a exposição Vila de Paranapiacaba, com fotografias feitas por deficientes visuais, e poderá ser visitada por todos, já que será acessível, com imagens tridimensionais que possibilitam o toque. O projeto é parte da pesquisa realizada por Kulcsár desde 2008. O Festival de Fotografia de Paranapiacaba é organizado pela entidade Alfabetização Visual e a Prefeitura de Santo André em parceria com Senac-SP, SESC-SP, Vento Leste Editora, REDE de produtores culturais da Fotografia e CPTM. Mais informações sobre a programação no sítio: https://www.festivalfotoparanapiacaba.com.br/.