Saúde e Educação fazem ação unificada para melhorar vacinação

Plano de imunização ao Sarampo e Poliomielite ocorrerá por meio de orientações nas escolas municipais de São Bernardo; 82 mil estudantes da rede municipal de ensino foram orientados a levar suas cadernetas de vacinação para serem avaliadas pelos profissionais da Saúde

A Prefeitura de São Bernardo anunciou o plano unificado entre as secretarias da Saúde e Educação com o objetivo único de aumentar o índice da vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. As cadernetas de vacinação, dos 82 mil alunos matriculados, nas 180 escolas municipais, foram requisitadas aos pais para uma avaliação detalhada pelos profissionais da secretaria de Saúde. O plano foi confirmado no mesmo dia em que a cidade tornou oficial o pedido do Estado em prorrogar a imunização até o dia 28 de setembro.

Desde o início da campanha, dia 04/08 até o dia 14/09, 34.136 crianças foram imunizadas contra a Poliomielite (85,80%) e 34.109 contra o sarampo (85,74%). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 39.748 crianças (95%) da população dentro da faixa etária (1 a 4 anos 11 meses e 29 dias).

O responsável pela pasta de Saúde, Dr. Geraldo Reple, esclareceu que as crianças que apresentarem ausência de doses, os pais serão notificados. “Nesta semana, as cadernetas foram solicitadas, já entre os dias 24 a 28 deste mês elas serão avaliadas pelos profissionais. As crianças que apresentarem atraso nas doses, os pais irão receber bilhetes na agenda os orientando a procurar um posto de imunização”, comentou Reple.

Já a responsável pela pasta de Educação, Silvia Donnini, comentou sobre a importância de falar sobre a vacinação nas escolas do município. “No nosso entendimento é importante ajudar e conscientizar cada pai e mãe de aluno sobre a importância de respeitar o calendário de vacinação. A Administração não medirá esforços para apoiar todas as ações voltadas ao cumprimento dessa agenda, que é um dever dos pais”, esclareceu.

Conscientização

Apesar da ação, o município já realiza busca ativa de vacinação. Os 559 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) checam, durante as visitas domiciliares, a caderneta de toda à população. Se existir doses faltantes, esses pacientes são encaminhados às UBSs para aplicar as doses

Para participar da campanha, basta ir até uma unidade de saúde, com um documento com foto e a caderneta de vacinação. As crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis. Os adultos também podem participar da campanha. Pessoas com até 29 anos devem ter na caderneta duas doses contra o Sarampo. Já os adultos de 30 a 59 anos, devem tomar apenas uma dose. O horário de funcionamento das UBSs é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.