Atende Bem reduz em 87% tempo de espera para atendimento

Modernização do sistema promoveu uma melhor organização do fluxo de usuários, possibilitando incremento de 27% no volume de atendimentos

O novo sistema de atendimento por agendamento eletrônico implementado nos postos do Atende Bem, em São Bernardo, possibilitou uma redução de 87% no tempo de espera para atendimento, na comparação entre 2017 e 2018. Com a melhor organização do fluxo de usuários, o volume de atendimento no período foi incrementado em 27%, passando de 381.553 entre fevereiro e agosto de 2017, para 482.992 no mesmo período deste ano. As unidades passaram a atender apenas por agendamento prévio no final de janeiro deste ano.

Com a modernização do atendimento, a unidade Central, localizada dentro do Poupatempo, obteve o maior índice de redução no tempo de espera, passando de média de 42 minutos para apenas cinco. O tempo de permanência no local – considerando espera e atendimento – caiu de 1h04 para 19 minutos. No posto do bairro Assunção, a redução do tempo de permanência foi 42 minutos para 14; no Alvarenga a espera foi reduzida de 25 minutos para 16; e no Riacho Grande a queda foi de 35 minutos para 17. Já no Rudge Ramos, onde foi inaugurado um novo posto de atendimento pela atual gestão, o tempo médio de espera é de 13 minutos. Na média geral, a redução foi de 87,52%.

A mudança no modelo de atendimento cumpre mais uma meta de modernização e agilização administrativa estipulada no plano de governo com objetivo de contribuir para melhor integração dos serviços públicos.

Além de poder agendar atendimento pela internet, os usuários também têm à disposição o número 156 do serviço de teleatendimento, que recebeu reforço de novos atendentes, registrando 4.223 agendamentos em agosto deste ano. Em 2017, a média de ligações atendidas foi de 500 por mês.

SBC na Palma da Mão – Ainda dentro do plano de modernizar o acesso aos serviços municipais, a Prefeitura lançou em agosto passado o aplicativo “SBC na Palma na Mão”, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). Disponível na App Store e no Google Play, o app reúne serviços como emissão de certidões, geração de código de barras para pagamentos e parcelamento de débitos, emissão de segunda via do IPTU e alteração cadastral (endereço, telefone e e-mail), consulta de multas e emissão de segunda via, acompanhamento de cupons e dos ganhadores do Nota 1000, acesso ao jornal Notícias do Município, entre outros.