Prefeito José Auricchio assina ordem de serviço para início das obras a serem realizadas pelo Sesurb e Semob

Ciclofaixa de SCS terá mais 9 quilômetros

Preparem as bicicletas e os equipamentos de segurança para pedalar por São Caetano já nas próximas semanas. Com a ordem de serviço assinada pelo prefeito José Auricchio, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) iniciará os trabalhos que resultarão na ampliação para nove quilômetros as ciclofaixas da cidade, que poderão ser utilizadas aos domingos. As obras serão realizadas em três etapas e o primeiro trecho, que percorrerá as avs. Pres. Kennedy e Goiás, deve ser concluído em 30 dias.

Batizado de CicloLazer, o projeto inicia com a interligação das já existentes ciclofaixa da Avenida Tijucussu (1km) e a ciclovia da Avenida Presidente Kennedy (1,7km) até a Av. Goiás, percorrendo até a Rua Major Carlo Del Prete, num total de 5 km. A segunda fase prevê uma extensão de 1,8 km, da Avenida Nelson Braido até a Avenida Fernando Simonsen. Na sequência, será feita ligação dos trechos iniciais pela Av. Guido Aliberti, por 2,2 km – as distâncias dos trajetos consideram ida e volta. O prazo estimado para finalizar as três etapas é de três a quatro meses.

“Os ciclistas são-caetanenses terão cerca de 11 km de percurso para percorrer, com segurança, já no próximo verão. É uma iniciativa que envolve lazer, educação, saúde e entretenimento”, discursou o prefeito José Auricchio Júnior. “Nossa intenção, ainda, é estender até a divisa com Santo André e formar um anel cicloviário”, antecipou o chefe do Executivo Municipal, ao lembrar que a cidade não havia crescido em extensão cicloviária desde 2011.

Operacionalidade

Para o titular da Semob, Geová Maria Faria, a CicloLazer “é um prato cheio para quem gosta de pedalar”. Ocupará uma faixa segregada do leito carroçável de cada via de abrangência. O trânsito de veículos não será bloqueado nem deverá passar por maiores desvios. Cerca de 60 agentes efetuarão a sinalização em todo o trajeto, orientando ciclistas e motoristas, especialmente nos cruzamentos.