Central de Monitoramento de Trânsito

Trânsito de S. André flui melhor com sincronização semafórica

Santo André possui 63 controladores de tráfego, que comandam tempo semafórico
em 90 cruzamentos, por meio da Central de Monitoramento

Com a evolução da tecnologia, cada vez mais rápida e colaborativa, a Prefeitura de Santo André ampliará o monitoramento de tráfego com a sincronização semafórica em 17 novos cruzamentos. A cidade conta com dois sistemas de monitoramento, sendo que um deles utiliza laços detectores instalados no solo e o outro, sensores controlados por câmera e fibra ótica, que possibilitam realizar ajustes e configurações personalizadas por meio de um software. Hoje estão em funcionamento 63 controladores de tráfego, que monitoram e sincronizam todos os semáforos em 90 cruzamentos.

O trabalho de ampliação do sistema de sincronização semafórica abrange o eixo da av. Dom Pedro II, desde a rua Catequese, até a rua das Caneleiras, incluindo as ruas Padre Manoel da Nóbrega e Padre Vieira. Com a instalação, a ‘onda verde’ dos semáforos estará presente nesta importante via e suas paralelas, na região central. A estimativa do Departamento de Engenharia de Tráfego é de um ganho de 25% a 30% no tempo de percurso nos locais onde os sistemas estão em funcionamento.

Os demais controladores de tráfego e de sincronização semafórica estão localizados nos principais corredores viários da cidade, na av. dos Estados, no trecho entre a rua dos Alpes até a rotatória da av. da Paz; av. Prestes Maia, entre rua das Silveiras até a av. dos Estados; na av. Santos Dumont, entre a rua Guilherme Marconi e av. Dom Pedro I; av. Giovanni Batista Pirelli, no trecho da Praça XIV Bis até a rua Manoel da Nóbrega; na rua Coronel Seabra, entre a rua Equador e a rua Marquesa de Santos, além da av. Queirós dos Santos, rua das Figueiras, av. XV de Novembro e av. Industrial.

Os sistemas de sincronização semafórica instalados na cidade realizam os cálculos de tempo mais adequados a cada ciclo (tempos de verde, amarelo e vermelho), reduzindo as esperas e os atrasos. Desta forma, aumenta-se a segurança, a redução nas emissões de poluentes e o consumo de combustível. Na Central de Monitoramento há ainda a presença de operadores que controlam o funcionamento dos cruzamentos durante 24 horas por dia. Estes funcionários podem ainda alertar sobre intervenções, fazer alterações online nas programações semafóricas, além de armazenar dados históricos sobre a variação na demanda de veículos.